Saas o crescimento do uso no Brasil

saasO uso de softwares baseados na internet, o chamado Saas, já é uma tendência para otimizar diversas operações em uma empresa. Sistemas de e-mail online, programas de chat ou para organizar arquivos na nuvem, plataformas de e-commerce, gerenciamento de pagamentos, por exemplo, são utilizados em larga escala.

Rapidamente, o Saas entrou no mercado e está se consolidando como peça fundamental na rotina de empresas de todos os tamanhos. O crescimento do uso de Saas também é observado no Brasil, já que o cenário por aqui favorece os microempreendedores, que precisam de uma solução barata, simples e eficiente.

A melhor opção

Usar um programa de computador pago sem um serviço agregado sempre gerou diversas dificuldades. Quando o software travava ou alguma dúvida aparecia, situações comuns no uso diário de qualquer tecnologia, era quase impossível não recorrer ao atendimento de suporte ou mesmo a uma intervenção mais direta.

O software como serviço cresce por tornar o nicho mais adaptado à necessidade do usuário final. Afinal, hoje em dia as pessoas querem agilidade nos processos e para isso é preciso estar conectado o tempo todo. O modelo Saas atende usuários a todo o momento, desde que haja conexão com a internet.

Um mercado em expansão

Um estudo feito da consultoria Gartner em 2012 com 556 empresas em dez países (envolvendo EUA, América do Sul, Europa e Ásia), destacou o Brasil como líder nesse crescimento. Na pesquisa, 71% das empresas sinalizaram que começaram a utilizar o Saas nos últimos 3 anos. No Brasil, 27% delas, adotaram o modelo no último ano. Neste mesmo estudo, ao questionarem sobre o aumento do investimento em Saas, 80% dos entrevistados no Brasil e na Ásia disseram planejar maiores gastos para o próximo ano no setor.

Seja encontrando novas soluções ou levando as já existentes para dentro do modelo Saas, as empresas demonstram que esse é um caminho sem volta. Aplicações como aquelas relacionadas à gestão de relacionamento com clientes (CRM), Enterprise Content Management (ECM) e Controle da cadeia de suprimentos (SCM) puxam empresas que aos poucos descobrem muitas outras possibilidades do Saas.

A realidade da nuvem

Com relação à computação em nuvem, dados da consultoria de tecnologia IDC, indicam que o mercado deverá ter crescimento anual de 74,3% até 2015. Grande parte deste, certamente relacionado a utilização cada vez maior do modelo Saas. É o que denota um levantamento feito pela Frost & Sullivan a pedido da SAP apontando que dentre as empresas brasileiras que adortaram soluções na nuvem, o Saas é responsável por cerca de 88% delas.

Dentre os tipos de organizações que encontram boas soluções na nuvem, percebeu-se também que isso não depende do seu porte e sim das suas necessidades. Nesse mesmo relatório, a consultoria Frost & Sullivan estimou que em 2 ou 3 anos cerca de 45% da receita de serviços na nuvem virão de pequenas e médias empresas. Esses dados remetem ao potencial de mercado e também às vantagens de utilização do modelo.

A demanda do mercado de Saas vem se tornando cada vez mais presente no Brasil, sendo aqui uma das praças com maior crescimento no mundo. As dúvidas quanto à segurança e funcionamento, barreiras comuns a qualquer tipo de produto novo, já não são maiores do que a percepção de vantagens perante o modelo.

Você utiliza alguma solução Saas em sua empresa? Conte-nos!

banner_rodape

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.