Mulheres programadoras: coloque mais dessas em sua empresa de SaaS

mulheres-programadoras-coloque-mais-dessas-em-sua-empresa-de-saas.jpeg

 

Não é segredo nenhum que o mercado de tecnologia tem um problema com a diversidade de gênero. O número de homens em empresas de SaaS é bem maior do que o número de mulheres programadoras.

Atualmente, 92% dos desenvolvedores de software são homens. Na Google, apenas 17% dos funcionários são mulheres programadoras, na empresa responsável pelo Facebook, apenas 15%.

Você é um micro empresário e possui o seu próprio negócio? Leia o nosso artigo e repense sobre o porquê colocar mais mulheres programadoras na sua empresa!

A importância de ter empresas mais igualitárias

Assim como os nossos representantes governamentais, os gestores precisam ser um exemplo para a sua nação. Operações comerciais são uma das mais poderosas plataformas para realizarem mudanças no mundo.

Os homens ganham mais do que as mulheres programadoras para desempenharem o mesmo trabalho. Nos Estados Unidos, para cada dólar pago aos homens, é pago 77 centavos às mulheres. Aqui no Brasil, essa diferença é ainda maior!

Essa realidade é prejudicial para as famílias brasileiras, que têm uma renda menor para se sustentarem; e também é um quadro negativo para o mercado, pois implica em menos dinheiro circulando entre os consumidores. Esse problema não será resolvido se os empresários o ignorarem em seus próprios negócios.

5 mulheres que têm contribuído para o mercado de TI

1- Ada Augusta Byron King

Esta foi a primeira mulher programadora da história. Ela inventou um algoritmo para o cálculo de Bernoulli.

2- Grace Murray Hoper

Hoper participou da sequência de um dos primeiros PCs digitais, o Mark I. Esta mulher programadora projetou a ideia de sub-rotinas, com módulos de comando para otimizar o tempo e o trabalho.

Ela quem criou os vocábulos “bug” e “debugging” e uma linguagem inspirada no inglês, a Flow-matic! Além disso, trabalhou na linguagem COBOL, uma das mais utilizadas até hoje.

3- Cláudia Maria Bauzer Medeiros

Ela é doutora em Ciência da Computação, pela Universidade de Waterloo/Canadá. Cláudia foi presidente da Sociedade Brasileira de Computação, de 2004 a 2007.

4- Isabel Pesce

Nascida em São Paulo, esta mulher programadora foi aprovada em Massachussets Institute of Technology (MIT) em 2006, com apenas 17 anos. Bel Pesce escreveu um livro chamado “A menina do Vale”, em que fala sobre os seus talentos como uma empreendedora.

Já trabalhou na Microsoft, na Google e na Deutsche Bank, em Boston. Além disso, é formada em Engenharia Elétrica, Matemática, Ciência da Computação, Administração e Economia.

5- Camila Fernandez Achutti

É mestranda pelo Departamento de Ciência da Computação da Universidade de São Paulo. Camila é especialista em Ciência da Computação, com ênfase em Verificação e Validação de Software.

Esta mulher programadora é Engenheira de Software da Iridescent, non-profit americana de ensino de ciência e tecnologia para crianças e jovens. Também é Influenciadora Digital da FIAP e líder do movimento de mulheres na tecnologia, sendo fundadora do blog Mulheres na Computação e embaixadora do Technovation Challenge Brasil.

O que significa colocar mais mulheres na sua empresa

É preciso acabar com o mito de que mulheres não podem ser boas em áreas exatas. Em 1971, 70% dos estudantes da primeira turma do Instituto Militar de Engenharia (IME) eram mulheres. Elas desempenhavam cargos relacionados a processamento de dados organizacionais.

Esse quadro começou a mudar quando a web se mostrou uma área lucrativa. Ou seja, ao contrário dos homens, mulheres programadoras não ingressam na área de tecnologia pensando apenas na rentabilidade.

Por serem versáteis, receptivas e comunicativas nos processos empresariais, as mulheres programadoras têm se erguido no mercado de SaaS. Colocá-las na sua empresa significa ganhar funcionários que possuem foco em ultrapassar barreiras, resolver questões sociais, obter reconhecimento e independência financeira.

Restou alguma dúvida sobre o assunto ou gostaria de dar uma sugestão? Deixe o seu comentário abaixo e até o próximo post!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.