Microfranquia: já pensou em abrir uma?

business man using laptop thinking

Empreender nunca foi das tarefas mais fáceis, não é mesmo? Imagine então abrir um negócio inovador, garantindo que tenha uma grande demanda e diferenciais competitivos para driblar a concorrência e criar uma marca forte no mercado! Isso exige muito mais tempo, dedicação e investimento!

E é exatamente por isso que muitos empresários têm recorrido à abertura de franquias, já que são marcas consolidadas no mercado, com demanda mais que comprovada, menor risco de insucesso e diretrizes de atuação traçadas para a obtenção dos resultados esperados.

Dentre as diversas opções disponíveis no mercado estão as microfranquias, negócios menores que, por isso, exigem um investimento inicial mais baixo. Já pensou em abrir uma? Quer saber mais sobre suas características e vantagens? Então confira agora mesmo nosso post e fique por dentro da novidade:

O que são as microfranquias?

As microfranquias são redes de negócios que exigem um investimento reduzido — de até 80 mil reais — para sua implantação, conforme definição da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Hoje já são muitas as marcas que atuam nesse mercado, correspondendo a diversas das lojas recentemente abertas em todo o país.

Esse tipo de negócio, em franca expansão, tem atraído os olhares de muitos empreendedores. Para se ter uma ideia, a expectativa de crescimento do mercado no fechamento de 2014 é de 10%, porcentagem bastante expressiva quando se pensa nas proporções de evolução do comércio em geral.

Quais as vantagens de abrir uma microfranquia?

Além do baixo investimento necessário para sua implantação, o retorno sobre esse investimento é perceptível a mais curto prazo, o custo operacional é significativamente reduzido e grande parte desses negócios pode ser home-based. Isso significa que não há a necessidade de se bancar um ponto comercial para a execução das atividades, uma vez que muitas dessas franquias são do setor de serviços — como beleza e educação, por exemplo.

Como escolher em qual microfranquia investir?

As opções são tantas que, em muitos casos, é comum se ver em dúvida sobre em qual modelo de franquia investir. Se você se identifica com esse cenário, as dicas abaixo serão de grande valia para que você tenha um negócio realmente promissor. Então vamos lá?

Afinidade com o mercado

As microfranquias, em muitos casos, não exigem a contratação de muitos funcionários. Por esse motivo, é extremamente importante que você tenha uma certa familiaridade com o mercado no qual pretende empreender, afinal, é bastante provável que você mesmo tenha que colocar a mão na massa — sozinho ou com muito pouca ajuda, pelo menos a princípio.

Demanda da região

Não é recomendável que se abra uma microfranquia em uma região onde já existe uma concorrência muito acirrada. Lembre-se de que, por se tratar de uma rede, os valores cobrados e os padrões estabelecidos não são conforme a sua escolha, assim você pode acabar perdendo na luta pelo menor preço da área.

Além disso, é necessário verificar a real demanda da vizinhança pelo serviço que pretende prestar. Caso ele não seja bem aceito ou tenha muitas dificuldades em se estabelecer, é melhor buscar por um outro negócio ou uma outra região.

Consulta à ABF

A Associação Brasileira de Franchising é o melhor canal para se buscar referências sobre as marcas que oferecem o formato no mercado. Por lá você encontra todas as informações a respeito de faturamento médio, quantidade de lojas da rede por região, dentre outras questões que influenciarão diretamente na sua percepção sobre os resultados que a rede poderá gerar.

Agora comente aqui e nos conte: você já havia considerado a abertura de uma microfranquia como empreendimento? Ficou ainda alguma dúvida sobre os cuidados necessários ao se empreender em um negócio desse modelo? Compartilhe suas experiências e impressões conosco!

Chamadas para Facebook

  1. Procurando um mercado para empreender? Confira o que são as microfranquias e por que elas são uma ótima opção de negócio!
  2. Já ouviu falar nas microfranquias? Entenda melhor o que elas são e quais são suas vantagens!
  3. Já pensou em abrir uma microfranquia? Saiba como elas funcionam e confira algumas dicas para empreender nesse mercado!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.