MEI: 6 formas de acompanhar os pagamentos dos clientes

MEI 6 formas de acompanhar os pagamentos dos clientes

Um dos grandes desafios enfrentados pelo Microempreendedor Individual (MEI) na rotina do negócio diz respeito ao controle dos pagamentos de seus clientes. E uma vez que administrar adequadamente essas transações é vital para que a empresa realmente prospere, resolvemos separar no post de hoje algumas dicas para orientá-lo. Pronto para começar a traçar seu caminho rumo ao sucesso? Então fique de olho:

Registro de clientes

Comece a fazer um registro de clientes para ter controle sobre absolutamente todas as negociações da empresa. Esse tipo de registro permite ao MEI acessar os dados mais importantes de seus consumidores. Assim, desde endereço, passando por telefone, e-mail e até alguns documentos ficarão arquivados no sistema da empresa, tornando mais fácil inclusive alguma eventual cobrança.

Emissão de boletos

Por meio dos boletos, o MEI cria um vínculo negocial com seus clientes, necessariamente gerando tanto direitos como deveres das duas partes. Com o boleto em mãos, o cliente assume um compromisso, com condições específicas a respeitar e prazos a cumprir. Emitir um boleto é o início do processo de cobrança, de modo que será possível ao microempreendedor determinar prazos de recebimento e se planejar financeiramente. A partir dele, outras etapas de controle aparecerão.

Controle de vencimentos

Controlando as datas de vencimento registradas nos boletos e carnês, o MEI poderá analisar se as informações e condições neles contidas estão mesmo sendo respeitadas. Lembrando que o vencimento representa a data máxima de espera para o recebimento de dinheiro — data que serve de base para o planejamento do MEI —, de forma que, controlando-os, é possível monitorar de perto os atrasos e a inadimplência.

Gestão de atrasados

Se, na data do vencimento, o pagamento não for devidamente efetuado, pode-se dizer que o cliente está em atraso. E nesse caso é preciso tomar ainda mais cuidado, pois isso nem sempre indica que o cliente será inadimplente. Pode acontecer, por exemplo, que um cliente pontual atrase o pagamento em determinado mês, logo corrigindo a falha. Por meio da análise dos pagamentos atrasados o setor de cobranças pode enviar e-mails ou ligar para os clientes, lembrando a respeito do vencimento da conta.

Análise de inadimplências

O controle de atrasos automaticamente leva à análise das inadimplências, passo importante para determinar ações. Aí entram estratégias de recuperação de clientes ou, ao menos, de recebimento dos pagamentos em atraso. E vale ressaltar que, como esse processo é bastante complexo, a capacidade de negociação se torna mais que fundamental.

Manejo de recebimentos

Não se esqueça de administrar bem o dinheiro recebido, que será a fonte de manutenção da empresa principalmente no que se refere a suprir as brechas deixadas por pagamentos atrasados ou perdidos. Esse será um referencial para avaliar a saúde financeira do seu negócio. Nesse contexto, o ideal é que os recebimentos estejam em equilíbrio com as despesas e os pagamentos vencidos.

E que tal contar com uma plataforma de gestão automatizada que ofereça total suporte ao MEI no que se refere ao controle de pagamento de clientes? Você vai ver como assim suas dores de cabeça diminuirão consideravelmente! Só não deixe de comentar aqui para nos contar o que achou das nossas sugestões! Participe!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.