Marketing digital para PMEs: veja como fazer!

Marketing digital

O marketing digital está ao alcance de qualquer empreendedor, independentemente do porte da sua empresa — até porque existem planos para todos os orçamentos. Com seus vários diferenciais, essa modalidade de marketing possibilita que seus anúncios atinjam um público bastante específico. É possível, assim, traçar sua estratégia a partir do público-alvo que seus serviços e produtos pretendem atingir. E a internet viabiliza a execução desse planejamento, pois é possível anunciar em sites cujos usuários se encaixem no perfil de clientes que você almeja atingir. Existem, para isso, diversas formas de divulgação. Confira agora mesmo algumas delas:

Desenvolva um site para sua empresa

A elaboração de um site próprio é mais simples do que você imagina. Hoje em dia, com as facilidades que a internet nos proporciona, é possível, inclusive, fazê-lo gratuitamente, mesmo você sendo leigo no assunto.

É bom ressaltar que o site de sua empresa deve ser conciso, objetivo e demonstrar as principais informações sobre seus negócios — área de atuação, principais produtos e serviços, endereço da sede, e-mail e telefones de contato, por exemplo, são informações que não podem faltar. Não deixe de focar no perfil de cliente que você pretende atingir. Se for um público mais jovem, por exemplo, é melhor manter tanto a linguagem como o layout mais leves e descontraídos.

Além disso, para ganhar maior destaque em sites de busca, gerando mais acessos à sua página, é preciso publicar conteúdo constantemente — de preferência textos sobre temáticas relacionadas às atividades da empresa, para fazer ser coerente e educar seu público sobre o que oferece ao mercado. Isso atrai mais possíveis clientes e eleva o posicionamento de seu site nesses mecanismos de pesquisa.

Conheça sua concorrência

É muito importante conhecer bem seus concorrentes, procurando saber como são seus sites e perfis nas redes sociais. Recomenda-se que pequenos e médios empreendedores realizem pesquisas, em sites de busca, a respeito dos produtos e serviços que pretendem comercializar. Será possível, assim, verificar onde seus concorrentes estão anunciados e qual é sua abordagem.

Além de seus sites oficiais, é bem provável que seus concorrentes estejam presentes em diretórios como o Apontador, o Google Places e o Kekanto. Se for esse o caso, não perca tempo e cadastre logo sua empresa nesses diretórios também. Nesse cadastro, seja coerente quanto à descrição de seus negócios e acrescente fotos, desde que de boa qualidade. Isso ajuda muito a divulgar sua empresa.

Use as redes sociais a seu favor

Redes sociais são, hoje em dia, ferramenta essencial para praticamente todos os usuários da internet. Você sabia que é possível utilizá-las para divulgar os negócios da sua empresa? O Facebook e o Google, por exemplo, divulgam anúncios publicitários de acordo com os perfis de seus usuários — que podem ser definidos por sua faixa etária, seu gênero, sua localização e seus padrões de interesse na rede. Essa é uma forma de segmentar os públicos dessas redes sociais e de implementar estratégias de marketing mais focadas, específicas para cada clientela. Crie e atualize com frequência uma página para sua empresa nas redes sociais mais adequadas ao perfil de seus consumidores, criando uma alternativa para a divulgação de seus serviços e produtos, além de possibilitar uma interação mais próxima com seus clientes.

Divulgue sua empresa em links patrocinados

Links patrocinados são os anúncios dispostos acima ou ao lado de sites específicos, como o Google, o Facebook e o YouTube. Esses sites oferecem espaços aos anunciantes, que podem escolher a localização geográfica dos usuários que pretendem atingir, o que torna o marketing mais efetivo, se seus negócios são regionais. Verifique a viabilidade de contratar tal serviço, gerando mais visibilidade para seus negócios.

E então, pronto para colocar nossas dicas em prática agora mesmo? Já tem alguma experiência com essa modalidade de marketing? Comente aqui e compartilhe seu conhecimento conosco!

banner-rodape-post-blog

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.