Loja virtual: 5 maiores erros cometidos por estas plataformas

lojas virtuais

O comércio eletrônico alterou de maneira irreversível a relação dos vendedores com seus clientes. Se antes procurávamos comprar onde nos sentíamos mais confortáveis e já tínhamos segurança de agradáveis experiências passadas, o enorme número de opções hoje oferecidas e a facilidade de busca fizeram com que a lealdade na hora das compras se tornasse algo do passado. Teve alguma dificuldade no processo ou o site não agradou? Feche uma janela e parta para outra, simples assim. Se você possui uma loja virtual e não quer perder clientela à toa, não pode cometer alguns erros. Quer descobrir quais são eles? Então confira agora:

Plataforma desagradável

Sua plataforma é a primeira impressão que o cliente vai ter sobre a sua empresa. Se o design é sujo, mal arrumado ou confuso, qualquer usuário vai querer navegar ali o mínimo de tempo possível. O ideal é que as informações sejam claras e os segmentos sejam facilmente separados por categoria e cores, para que possam ser encontrados e acessados com o mínimo de cliques possível. E beleza sempre é fundamental: um visual atrativo sempre é bem-vindo e pode conquistar o cliente logo de cara.

Poucas formas de pagamento

Muitos clientes podem gostar das condições e dos produtos do site, mas jamais finalizarão suas compras se a forma de pagamento de que dispõem não for oferecida pela loja virtual. Embora a maioria das compras hoje em dia seja feita através de cartão de crédito, existem pessoas que não o possuem ou que se sentem mais seguras com o boleto bancário, por exemplo. Você não pode se dar ao luxo de perder essa clientela e deve ter o máximo de opções válidas que conseguir.

Informações insuficientes sobre o produto

Quando compramos pela internet, não temos a possibilidade de ver, manusear ou interagir com o produto que desejamos. Isso dificulta um pouco a venda e traz uma certa insegurança, especialmente para o cliente que não está acostumado com esse tipo de negócio. Deixe as especificações dos produtos bem expostas, para sanar qualquer dúvida mais simples que o consumidor venha a ter no momento da compra.

Finalização longa demais

Pesquisas mostram que as taxas de abandono do carrinho de compra chegam a ultrapassar, em alguns segmentos, os 80%. E uma das razões para isso pode ser um processo muito longo para a finalização da compra. A vantagem que muitos buscam em uma loja virtual é exatamente sua agilidade. Por essa razão, qualquer demora pode significar desistência. Sempre que possível, evite esses excessos.

Preço pouco competitivo

Outro quesito buscado nas lojas on-line é preço baixo. A vantagem de não ter que ter uma estrutura física é exatamente a possibilidade do corte de gastos. Portanto, você deve oferecer valores compatíveis com essa economia, caso contrário, suas vendas podem ir por água abaixo.

Agora que está ciente dos maiores erros cometidos pelas lojas virtuais e sabe como evitá-los, trate de não colocar seu negócio em risco, afastando consumidores em potencial. O universo das vendas on-line está em crescimento e quem trabalha bem pode obter lucros significativos. Fique de olhos abertos ao mercado e adapte sua loja para agradar seus clientes, assim o sucesso será somente questão de tempo.

E então, já conseguiu detectar alguma falha no seu negócio virtual? Qual das nossas dicas vai ser mais útil para você? Ficou ainda alguma dúvida? Comente e participe da conversa!

banner-rodape-post-blog

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.