Loja on-line x loja física: veja os prós e contras desses empreendimentos

Internet online shopping concept with computer and cart

Chegou a tão esperada hora de empreender! E agora, loja virtual ou loja física? Essa é uma das muitas dúvidas que paira sobre a cabeça dos empreendedores, às vezes até pela falta de conhecimento a respeito das demandas que cada uma dessas modalidades de empreendimento requerem. Pois é exatamente por isso que resolvemos realizar um confronto entre prós e contras de cada uma delas. Aí você vai marcando o placar para definir o vencedor, combinado? Então comecemos o jogo:

Alcance

Sem sombra de dúvida, o mercado de e-commerce tem uma abrangência muito maior do que uma loja física, já que está disponível para o mundo todo por meio de um endereço eletrônico. Assim, basta que se digite o endereço na barra de pesquisa do navegador e pronto, lá está a loja virtual, com todas as suas variadas possibilidades. A loja física, obviamente, limita-se geograficamente.

Poder de distribuição

Mais uma vez, ponto para o e-commerce. Pela dinâmica do negócio, é possível distribuir seus produtos com muito mais fluidez e agilidade, dispensando os longos processos logísticos que envolvem os procedimentos de uma loja física.

Cobrança de frete

A cobrança de frete é um dos inibidores das compras on-line, pois onera o bolso do consumidor, que, muitas vezes, acaba preferindo ir até o estabelecimento para efetuar a compra. Mesmo solicitando a entrega em sua residência, lojas físicas não costumam cobrar fretes, o que atrai a atenção do consumidor.

Entrega imediata

Quem compra na loja física tem a vantagem de levar o produto para casa no mesmo momento, enquanto a compra pela internet ainda precisa ser enviada, respondendo a alguns trâmites de envio. Assim, acaba levando alguns dias para chegar à casa do destinatário.

Comodidade relativa

Há quem pense que comodidade na hora da compra é a vantagem de levar o produto para casa imediatamente. Mas há também quem pense que comodidade mesmo é o fato de não se precisar sequer sair de casa para efetuar a compra. Empate técnico, já que depende muito do perfil do cliente.

Custo de manutenção

O custo de manutenção de uma loja física é muito maior do que o de uma loja virtual, tendo-se em vista o tamanho da estrutura física para manter as operações em adequado funcionamento e do pessoal necessário para fazer o negócio andar. Enquanto o e-commerce pode precisar de ter um depósito físico, não existe gasto com a estrutura da loja, e o custo com pessoal costuma ser menor. Já a loja física precisa do depósito, da loja, dos móveis do showroom, dos funcionários e de toda a infraestrutura ligada à comercialização dos seus produtos.

Flexibilidade e adaptação

Um e-commerce pode ser facilmente adaptado a novas realidades — como preços mais baixos, um novo layout ou ainda uma mega promoção de última hora —, enquanto uma loja física necessita de um tempo razoável para se adequar melhor a essas situações. Nesse sentido, o e-commerce acaba saindo na frente e se tornando mais competitivo, pois age com muito mais rapidez na busca pelo cliente.

Confiança e credibilidade

Por serem pontos de referência e contarem com um lugar onde o cliente pode ir, conversar, tirar dúvidas e visualizar os produtos que deseja, as lojas físicas ainda gozam de maior confiança e credibilidade por parte dos consumidores. Contudo, o e-commerce vem trabalhando fortemente para garantir aos usuários um ambiente seguro de compras e um atendimento diferenciado.

Atendimento integral

Enquanto um e-commerce permanece aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana, um comércio físico não tem como manter esse tipo de disponibilidade, pois o custo de manutenção do negócio extrapolaria qualquer orçamento. Mais uma vez, o e-commerce se destaca pela diferenciação, agora no atendimento.

É importante ressaltar que as duas formas de empreendimento são complementares, podendo-se trabalhar com ambas concomitantemente, sem uma prejudicar a outra. Só planeje bem, estabelecendo metas e prazos para que você possa desfrutar de ambas.

E então, como ficou o placar? Qual das duas modalidades lhe pareceu ter mais vantagens? Comente aqui e compartilhe suas opiniões!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.