Juros x Inflação

PORCOMAGRO

“O juro composto é a maior invenção da humanidade, porque permite uma confiável e sistemática acumulação de riqueza” (Albert Einstein)

Simples assim, as pessoas ficam se preocupando com taxa oferecidas pelos banco, onde vão colocar seu dinheiro e até mesmo por quanto tempo terão que poupar, é preciso poupar sempre, independente do momento de mercado, pois será os juros e fator tempo responsareis pela acumulação de riqueza no longo prazo.

Os pequenos investidores se iludem com os numero e com a rentabilidade, muita gente pensa: “mas agora está bom pra investir, temos uma taxa de juros de 14,25% ao ano!”, o que muitas pessoas não sabem, é que só temos essa taxa de juros alta, pois estamos em um momento de inflação alta, e precisamos trazê-la para o centro da meta.

Dai vem o ganho real de uma aplicação, seria sua rentabilidade descontado a inflação do período, no momento temos, arredondando; 14,25% de taxa de juros com 10% de inflação, então temos um ganho real de 4,25%, nada muito diferente de períodos que tínhamos 8% de juros e 4% de inflação, o ganho era praticamente o mesmo, então é ilusório pensar que uma taxa de juros alta é melhor para investir, sem comparar com a inflação não temos nada, são somente números!

Então a dica é; poupe sempre! guarde dinheiro todo mês, seu futuro, sua família e principalmente seu patrimônio agradecem, lembre-se que ao passar dos anos você ficará velho, irá produzir menos e precisará de seu patrimônio para garantir as suas necessidades, não é legal você depender de alguém no futuro, essa pessoa pode não estar lá…

 

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.