Home office: veja o que você precisa para trabalhar em casa

Home Office

A crescente variedade de atividades que não requerem a presença do profissional na empresa durante o expediente e a consequente economia de recursos materiais e de tempo que isso oferece está levando as empresas e empreendedores a investirem cada vez mais no home office, uma maneira mais flexível e moderna de trabalho, em que a pessoa não precisa sair de casa para trabalhar.

Os recursos estão todos na nuvem, sendo assim, muitas vezes é praticamente desnecessário deslocar-se para produzir. Contudo, para aderir a essa onda de comodidade e flexibilidade, é preciso tomar algumas medidas para não acabar se perdendo em tanta liberdade. Confira abaixo algumas dessas medidas.

Faça um acordo com a sua família

Ao optar pelo home office, é preciso negociar com a sua família para que não haja interrupções a todo momento, explicar que o seu escritório é um lugar reservado e deve ser respeitado, pois a organização que você tem dentro de uma empresa também deve ser preservada no home office. Documentos, materiais de trabalho, ligações importantes, entre outros processos, continuam existindo nesta modalidade de trabalho, sendo assim, é preciso dar-lhes a devida atenção.

Crie um ambiente de trabalho na sua casa

Por mais que você esteja em casa, é preciso destinar um espaço para que o seu trabalho não se misture com a vida pessoal e acabe tudo em uma grande bagunça. É importante criar um escritório dentro de casa, em uma sala reservada, que contenha os recursos para que o seu trabalho se desenvolva como se estivesse na empresa.

Este primeiro passo contribui para a sua produtividade e também para a tranquilidade do trabalho, pois trabalhar com a televisão ligada, crianças correndo em volta e a campainha tocando acaba tirando a atenção do que é realmente importante.

Escolha um mobiliário adequado

Aproveitar a mesa da cozinha, a cadeira da sala e uma parte do guarda-roupas para guardar os documentos não vai colar para o seu home office. Se você ainda não tem um mobiliário apropriado, invista neste recurso. Uma mesa de escritório, uma estante para livros e documentos, cadeiras confortáveis e uma boa decoração fazem muita diferença, em especial na motivação para trabalhar. Investir na iluminação do ambiente também contribui para a sua produtividade.

Adquira a tecnologia necessária

A maioria das pessoas que trabalha em home office depende de algum tipo de tecnologia para trabalhar. Computadores, impressoras, scanners, aparelhos de som, máquinas e afins devem ser compatíveis com a sua atividade, permitindo um trabalho de qualidade.

Determine horários

Apesar de estar em casa, é preciso estabelecer uma rotina de trabalho, sob pena de acabar adentrando a madrugada trabalhando por ter se distraído ao longo do dia com coisas supérfluas. É claro que com o home office a liberdade é bem maior para estabelecer a sua rotina diária, mas tome cuidado para não perder o melhor da vida tentando organizar a agenda.

Aja como se fosse sair para trabalhar

Muitos empreendedores partem para o home office e passam a trabalhar de pijama, tomando café da manhã enquanto trabalham, misturando as estações. Para ter um home office profissional é preciso tirar da cabeça essa ideia de liberdade extrema.

Assim, prepare-se para o trabalho. Levante mais cedo, tome banho, tome o seu café da manhã, prepare as crianças para a escola, escove os dentes, enfim, faça tudo o que faria se trabalhasse num ambiente corporativo, e então vá para o seu escritório trabalhar. Além de se sentir melhor, sem dúvida o seu trabalho fluirá com muito mais agilidade.

Trabalhar em home office exige muita disciplina e a certeza de que você está preparado para esta nova modalidade de trabalho. Para iniciar esta nova fase da sua vida, coloque estas dicas em prática e fique atento ao nosso blog, pois mais dicas vêm por aí! Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.