Home-office ou trabalhar fora? O que avaliar antes de escolher

Home-office

Ainda relativamente recente no Brasil, a modalidade de home-office tem ganhado a atenção de empresas de variados segmentos e quebrado paradigmas. Tudo isso em prol de redução de custos de infraestrutura e da maior satisfação dos colaboradores. Além das empresas, profissionais autônomos e empreendedores com poucos funcionários podem usar esta estratégia e cortar custos sem reduzir a qualidade do serviço.

Mas, será que funciona? Quais são os prós e contras desta modalidade? Qual a melhor opção, home-office ou o modelo tradicional? Veja a seguir!

O home-office funciona?

Sim! Segundo especialistas em gestão de pessoas e produtividade individual, o home-office traz resultados surpreendentes em relação à produtividade e motivação dos colaboradores. Porém, deixam claro que o principal responsável pelo sucesso é o próprio indivíduo, que deverá estar preparado para esta realidade muito distinta da tradicional.

Antes de avaliar as vantagens e as desvantagens do home-office deve-se esclarecer que um profissional para trabalhar em casa deve ter duas características primordiais: disciplina e organização.

Tome a decisão certa!

A rotina de um emprego comum, externo, você já conhece. Agora, vamos ver os pontos que precisam ser levados em consideração em relação ao home-office para acertar na sua escolha.

1- Liberdade de atuação

Este é um dos grandes pontos positivos. Se você é daqueles que gostam de se virar sozinho e achar soluções e respostas em meio a uma adversidade, trabalhar em casa não será um problema.

2- Definição do próprio horário de trabalho

Muitos veem o home office como o trabalho dos sonhos devido à flexibilidade. Portanto, se você pleiteia isso, deve saber organizar bem as demandas para entregar os resultados que o cliente espera.

3- Alimentação saudável

Este é mais um ponto a favor desta modalidade, afinal, se alimentando em casa fica muito mais fácil fugir das tentações das padarias e restaurantes e manter uma dieta mais saudável. Se você busca isso para a sua vida, mais um ponto a favor!

4- Fuja do trânsito

Um dos maiores problemas assistidos nas grandes cidades do Brasil está relacionado à mobilidade urbana. Portanto, não ter que perder horas preciosas do dia encarando congestionamentos e se estressando é uma ótima ideia!

5- Produtividade acima do convencional

Pesquisas apontam que a produtividade e os resultados aumentam consideravelmente quando o profissional atua em seu lar.

6- Dificuldade de concentração

Por estar disponível à família, internet, amigos e televisão, o profissional facilmente pode se desconcentrar. Profissionalismo e disciplina se fazem necessário para neutralizar esta questão.

Avaliando todos os pontos levantados acima você tomara uma decisão muito mais assertiva. É importante ser imparcial na hora de se decidir para que não haja frustrações ou arrependimentos futuros. Então, se você tem sócios ou funcionários e planeja que eles possam trabalhar remotamente defina metas periódicas e faça avaliações do trabalho de cada um. Já se você é um empreendedor individual faça uma agenda, veja qual o seu ritmo e também não se esqueça de definir metas.

Já sabe qual o melhor modelo para você: escritório ou home-office? Divida conosco deixando-nos um comentário!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.