Startup guia: quanto vale a sua?

startupNão é raro encontrarmos na mídia notícias de startups que são vendidas por valores surpreendentes. Muitas vezes duvidamos se aquela empresa realmente vale a quantia paga. E é aí que surge a pergunta: Como calcular quanto vale uma startup?

Definir o valor de uma empresa no mercado não é uma tarefa simples. Não existe bola de cristal, muito menos uma fórmula matemática pronta para ser aplicada. Mas é algo com que o empreendedor deve se preocupar. Afinal, mesmo que você não tenha em mente a venda ou fusão de sua startup, saber quanto vale seu empreendimento pode ajudar a atrair investidores.

Mas aqui fica um alerta: por mais que você tenha muito amor pela sua empresa, é preciso imparcialidade na hora de decidir quanto ela vale. Obviamente, um valor fora da realidade não será aceito pelo mercado, além de prejudicar a sua credibilidade. Confira então algumas dicas para calcular quanto vale sua startup.

Valuation

O processo de definir quanto vale uma startup recebe o nome de valuation e conta com diferentes técnicas para o cálculo. Alguns fatores, no entanto, podem ser de natureza intangível e influenciar de maneira não exata no processo. Marca, recursos humanos, know-how e clientes são alguns exemplos que podem agregar maior ou menor valor para a startup.

Fluxo de Caixa Descontado (FCD)

Esta é a técnica mais comum e aceita em valuation. Neste método, o empreendedor faz uma projeção estimada de como será o fluxo de caixa dentro de um determinado período (geralmente 5 anos). Então, traz o fluxo para o presente e determina o retorno sobre o investimento, considerando o custo de oportunidade do investidor. Resumindo, é uma forma de visualizar quanto o negócio projetado no futuro vale agora no presente.

É importante ter dados muitos claros para o cálculo, pois o FCD dependerá destas informações. Uma exposição objetiva também conta muitos pontos a seu favor na hora de apresentar os resultados. Pense que os investidores sempre vão duvidar e questionar os números finais que você encontrar.

Preço por múltiplo

Comparar sua startup com outras do mesmo segmento no mercado também é uma boa opção para estimar o seu valor. Se uma delas, por exemplo, foi vendida valendo uma determinada quantia por cada usuário na negociação, pegue este valor e multiplique pelo número de usuários da sua startup. Esse resultado pode ser quanto vale seu negócio.

Ajuda de especialistas

Como vimos, o processo de valuation não é fácil e muitas vezes subjetivo. Neste momento, buscar ajuda de especialistas é sempre uma boa opção. Você não precisa contratar uma consultoria para determinar quanto vale sua startup e ter que desembolsar uma bela quantia por isso. Existem ótimos livros disponíveis, inclusive em português, que podem te esclarecer e orientar no processo.

Também, a ajuda de mentores e investidores-anjo é sempre indicada. Eles podem fazer o papel de investidores no valuation, questionando e validando as suas escolhas como empreendedor. Além, é claro, de controlar as expectativas e manter o seu pé no chão.

Você já calculou quanto vale a sua startup? Aproveite os comentários abaixo e compartilhe sua experiência.

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.