Startup guia: como planejar o crescimento anual?

O fim do ano se aproxima e os empreendedores já estão com suas atenções voltadas para 2014. Mas você sabe como planejar o crescimento anual de sua startup para que ela esteja bem preparada para enfrentar os desafios no futuro?

Em um mundo em constante evolução, algumas pessoas podem pensar que planejar o futuro é perda de tempo. No entanto, um bom planejamento traz benefícios como visão ampliada do negócio, conhecimento de riscos e variáveis, além de antecipação às tendências.

Apesar das startups serem baseadas na filosofia Lean, que confere agilidade e flexibilidade a seus processos por meio de um aprendizado constante, o planejamento ainda é uma excelente oportunidade para que essas empresas se conheçam melhor e saibam onde concentrar seus esforços.

Confira algumas dicas que preparamos para você planejar o crescimento anual de sua startup:

Encontre um caminho

Antes de criar o plano de crescimento de sua empresa, é importante fazer uma pausa para pensar no que sua empresa está buscando e o que é preciso fazer para chegar lá.

Analise os serviços oferecidos por sua startup e como ela pode se diferenciar dos concorrentes nos próximos anos. No cenário atual do mercado, manter o foco na inovação é fundamental para que as novas ideias e projetos garantam a agilidade e o crescimento necessários ao negócio.

Não se esqueça de tudo aquilo que sua empresa já está fazendo, avaliando o que funciona e o que não agrega valor. Tente pensar no planejamento de crescimento como uma oportunidade de tornar o que está bom ainda melhor no próximo ano.

Capriche na previsão de vendas

Uma previsão de vendas bem feita é indispensável para planejar o crescimento anual de uma startup. Essa análise depende de informações externas, vindas do mercado e de questões internas, como a capacidade de atendimento e número de funcionários da empresa, por exemplo.

Um dos pontos críticos é avaliar como a demanda deverá se comportar no próximo ano. É indispensável também fazer uma análise mais profunda do setor, por meio de consulta a associações de classe e documentos técnicos, tendo em vista que alguns segmentos não são tão impactados e podem até mesmo se beneficiar da desaceleração da economia.

Por iniciarem suas atividades com equipes enxutas, as startups devem ter sempre em mente se a estrutura atual é capaz de atender a novos clientes caso exista um aumento substancial na demanda ao longo do ano. Se a empresa não for capaz de atender aos clientes sempre com qualidade, as bases atual e futura  estarão comprometidas.

Diferencie custos de investimentos

A previsão de custos para o ano depende, em grande parte, da previsão de vendas. Já os investimentos podem significar gastos que não estão diretamente ligados às vendas do próximo ano, mas que contribuirão para o crescimento da empresa no médio ou longo prazo.

Desta forma, é fundamental que o planejamento de crescimento tenha uma perspectiva de futuro, permitindo que o empreendedor visualize os custos e investimentos necessários para a continuidade de sua atividade com a qualidade esperada pelos clientes.

As startups podem se beneficiar de vários tipos de investimento para seus primeiros passos. É importante que o empreendedor tenha em mente os tipos de financiamento disponíveis no segmento e quais são mais adequados para o momento vivido pela empresa.

Crie cenários variados

Um planejamento de crescimento eficiente deve conter cenários diversificados para que o empreendedor possa tomar decisões informadas a qualquer momento. O ideal é contar com uma previsão mais realista, uma otimista e outra pessimista.

Com um plano desse em mãos, você poderá fazer correções de rota ao longo do percurso e evitar o engessamento das atividades por causa um plano que não irá se concretizar.

Não se esqueça que o planejamento pode ser feito para períodos de três, cinco ou até dez anos, mas é importante que o empreendedor revisite-o periodicamente para ajustá-lo com base na dinâmica do mercado e na evolução da startup.

E você? Como planeja o crescimento anual da sua startup?

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.