ERP para e-commerce: sistema que vai te ajudar a vender mais

Por Hugo Stephan
Publicado em 8 de setembro, 2022 | Atualizado em 8 de setembro, 2022

Um ERP para e-commerce garante uma gestão simplificada que permite investir mais tempo em ações estratégicas, além de oferecer uma série de benefícios que facilitam e otimizam o fluxo operacional. 

A solução tecnológica contribui para melhorar as vendas e é uma aposta cada vez mais frequente de empresas que desejam potencializar seus negócios. Com um ERP para e-commerce, é possível automatizar tarefas e finalizá-las em questão de minutos quando antes levavam horas. 

Se você está considerando contratar um ERP para e-commerce, descubra os principais motivos para seguir em frente nessa decisão e como identificar o melhor sistema ERP disponível no mercado. 

Conteúdo

Por que usar o ERP no e-commerce?

O principal fator para utilizar um ERP na nuvem é não precisar de uma estrutura física para acesso. Isso significa que não é necessário investir em equipamentos robustos para fazer a instalação, já que é um sistema baseado em nuvem.

Em uma instalação física podem acontecer acidentes que levam à perda de informações. Por esse motivo, há maior segurança dos dados, pois as chances de perdas são muito menores, aumentando a confiabilidade no sistema. 

Outro aspecto positivo do ERP para e-commerce é a flexibilidade de uso, afinal, não é necessário estar na empresa para acesso. Desse modo, qualquer tarefa, como a emissão de um boleto ou atualização de estoque, pode ser feita de qualquer lugar. Perfeito para equipes remotas.

Automatização total dos processos

A automatização dos processos em um sistema ERP para e-commerce é um grande ganho para a organização do negócio. Gera redução de custos, já que não é preciso contratar uma equipe para atividades que agora são automáticas, e otimização do tempo, com tarefas feitas em poucos minutos. 

Indicadores e relatórios para facilitar a tomada de decisão

As decisões estratégicas da empresa ficam mais fáceis com o acompanhamento preciso de dados, e um ERP pode contribuir nesse ponto com a emissão de relatórios gerenciais. De forma clara e visual, é possível observar indicadores da empresa e identificar pontos de melhoria. 

Qual o melhor sistema ERP para e-commerce?

Na hora de escolher um ERP para e-commerce, é importante apostar naquele que contém todas as funcionalidades necessárias para o seu negócio. Afinal, não é vantajoso passar pelo processo de adaptação e instalação de um novo sistema em pouco tempo devido a desfalques na entrega. 

Confira alguns aspectos indispensáveis em um ERP para e-commerce:

1. Ofereça implantação sem custos e suporte online gratuito

Contar com uma implantação sem custos e suporte online disponível é a primeira característica a se observar. O suporte online gratuito é importante porque podem surgir dúvidas no uso da plataforma de ERP e é preciso ter certeza que elas serão respondidas com agilidade.

2. Tenha escalabilidade e sistema ERP na nuvem

Como citado anteriormente, o modelo em nuvem tem a vantagem de aumentar a segurança dos dados, tornar o uso mais flexível e contribuir para a redução de custos. Aliado a isso está a facilidade de escalabilidade. Com o crescimento do negócio, não há dificuldades para o sistema ERP comportar o aumento das demandas.

3. Sem mensalidade e sem limite de usuários

A redução de custos é um dos benefícios do ERP, portanto, nada de mensalidades. Além disso, a limitação de usuários pode engessar o uso e vale buscar opções que não contam com taxas extras. O Base by Asaas, por exemplo, é um sistema ERP gratuito, você só paga pelos serviços utilizados e não há limites de usuários.

4. Garanta a gestão comercial e de vendas

Um ERP de e-commerce deve facilitar o acompanhamento das vendas com a possibilidade de emitir documentos importantes e armazenar os dados necessários, tais como:

  • Proposta comercial: envio de propostas de forma ágil e profissional;
  • Pedido de venda: facilidade para visualizar o fluxo de vendas e organizar a logística;
  • Nota fiscal eletrônica: emissão simplificada e ágil, sem necessidade de inserir dados a cada nota;
  • Cadastro de cliente: essencial para estabelecer um melhor relacionamento com o cliente.

5. Ofereça gestão de estoque e de compras

Integrar um ERP com e-commerce é uma ótima forma de controlar melhor o estoque e garantir a automação de parte do processo permitindo uma tomada de decisão mais assertiva.

  • Estoque automático: previsão de entrada dos itens evitando falhas e desatualizações;
  • Nota fiscal de entrada: facilidade para consultar as notas emitidas;
  • Pedido de compra: emissão automática com maior previsibilidade de gastos.

6. Forneça recursos para contabilidade

  • Relatórios completos: visualização e importação clara dos dados;
  • Integração contábil: facilidade em conectar o sistema financeiro com a contabilidade.

7. Com recursos para gestão financeira completa e gratuita

Um ERP completo como o Base by Asaas oferece uma gestão financeira completa e gratuita, aumentando a agilidade e a eficiência das etapas financeiras:

  • Contas a pagar: organização de todas as despesas fixas, fornecedores, colaboradores;
  • Contas a receber: previsibilidade do que ainda entrará em caixa;
  • Fluxo de caixa: acompanhamento em tempo real de toda a movimentação financeira.

8. Tenha recursos de gestão de pagamentos sem burocracia

Outros recursos que contribuem para melhorar a gestão e a praticidade da vida financeira do negócio são:

  • Conta digital: gratuita, sem burocracia para criar e sem taxas escondidas;
  • Consulta e negativação Serasa: o serviço pode ser contratado direto na plataforma;
  • Antecipação de cobranças: possibilidade de receber antecipado pagamentos programados no cartão de crédito ou boleto;
  • Notificação de pagamento: lembretes automáticos de pagamento por SMS, WhatsApp, e-mail ou robô de voz.

Agora que você já viu o que é preciso ter em um bom sistema ERP para e-commerce, saiba que o Base by Asaas contempla todos os recursos citados. É um sistema 100% em nuvem, não há mensalidade e nem limites de usuários e o melhor de tudo: é gratuito!

Ao fazer a integração ERP com o Base by Asaas, é possível obter uma gestão simples e completa do seu negócio, inclusive da área financeira com controle de cobranças, gateway de pagamentos e outras funcionalidades para loja virtual. Preparado para ver tudo isso na prática? Crie sua conta gratuita agora mesmo!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas