Entenda por que a identidade visual da empresa é tão importante!

Entenda_por_que_a_identidade_visual_da_empresa_é_tão_importante_2.jpg.jpeg

 

Em meio ao cenário competitivo e à sociedade dinâmica, grandes ou microempresas precisam acompanhar essa realidade, buscando alternativas para se destacarem. Apenas possuir um bom produto ou serviço não garante uma consolidação do seu negócio. O seu reconhecimento advém da construção de um conjunto de elementos visuais capazes de proporcionar associação imediata e positiva aos seus atributos.

Quer saber por que a Identidade Visual é um dos fatores que pode definir o sucesso do seu empreendimento? Descubra no nosso artigo de hoje!

O que é Identidade Visual?

A Identidade Visual é como o Registro Geral (RG): contém nossos dados pessoais, nos tornando únicos e identificando-nos. Em termos de negócio não é diferente, é preciso construir um conjunto de particularidades e trazer algo de diferente, inovador e criativo.

Há aqui o intuito de vender um conceito, para que as pessoas identifiquem a marca e saibam diferenciá-la diante à enorme quantidade de concorrentes, que neste caso, se dará por meio de uma representação visual (símbolo e conjunto de cores). A partir disso, é de extrema importância planejar e desenvolver uma Identidade Visual sólida.

Faça um estudo cuidadoso da boa forma (pregnância, proximidade, fechamento, harmonia e equilíbrio). Isso permitirá associação direta à organização.

A missão da empresa

Seguindo esse raciocínio, faz-se necessário elucidar qual é a missão da empresa, conhecer e entender a fundo o público-alvo e segmento. Só assim será possível trabalhar para que haja entrega de valores, uma transmissão correta de seu posicionamento e um alinhamento entre as ideias e ações conectadas à organização e as expectativas dos clientes.

Como aumentar a credibilidade?

A representação visual de uma empresa abrange os materiais institucionais, como o logotipo, cartão de visitas, papel timbrado, os envelopes e brindes até à sua fachada e frota. Por isso, uma Identidade Visual consistente também estabelece uniformidade da aplicação nessas mídias e, consequentemente, transmite credibilidade e confiança.

Sem essa identidade visual ou padronização, o público pode ter a impressão de que a empresa é desorganizada ou pior, criar dúvidas em relação a qualidade do produto ou serviço oferecido. Portanto, é preciso ressaltar que um dos fatores que simplifica e influencia o processo decisório dos consumidores é como eles percebem a imagem transmitida pela instituição.

Como utilizar os meios digitais a seu favor?

Em termos de inovação tecnológica, estar presente no ambiente digital significa alçar voos maiores. No entanto, não adianta o seu empreendimento possuir uma boa Identidade Visual nos meios tradicionais sem manter uma coerência no espaço digital.

Por isso, é fundamental investir, também, em um bom design para a web. Isso significa trazer a essência e uniformidade de sua marca para os meios virtuais, de modo a transmitir profissionalismo e aumentar a credibilidade.

Os consumidores estão mais conectados, buscando informações e sendo bombardeados por anúncios. Dessa forma, importar-se com esse aspecto frente às plataformas de sites institucionais, blogs e redes sociais enquanto canais de apresentação e divulgação do seu negócio é uma vantagem. Certamente, essa postura aumentará as chances de retorno de investimento e o seu sucesso chegará a passos largos, com o crescimento de vendas e o seu fortalecimento no mercado.

Restou alguma dúvida sobre o assunto? Gostaria de dividir suas impressões? Deixe aqui seu comentário e participe!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.