Entenda a importância do gerenciamento de projetos para Startups

entenda-a-importancia-do-gerenciamento-de-projetos-para-startups.jpeg

No campo do trabalho, um projeto é um empreendimento que tem como característica o fato de ser temporário e de possuir um único e bem definido objetivo. Assim sendo, o gerenciamento de projetos é a função responsável por elaborar e/ou tirar do papel um projeto rumo à sua concretização, sendo que esse processo é único para cada projeto.

O gerenciamento de projetos é um ponto determinante para o sucesso ou para o fracasso de um empreendimento. Neste artigo, buscamos elucidar sua importância — em especial para as startups, que são negócios de alta complexidade em decorrência do seu caráter inovador. Confira!

Como funciona o gerenciamento de projetos?

As particularidades existem em todos os fatores da equação: orçamento, tempo, equipe, fornecedores, parceiros, etc. Organizar todas essas relações em prol de um objetivo comum costuma ser uma tarefa desafiadora.

Para pequenas empresas e startups, o processo de elaborar, desenvolver e finalizar com sucesso um projeto costuma ser ainda mais difícil se comparado às grandes empresas — que podem contar com assessorias e profissionais qualificados, conhecedores de metodologias que tornam a gestão e a execução mais ágil e econômica.

Mas esse cenário tem se transformado graças às novas tecnologias da comunicação e da informação, que têm proporcionado para pequenas empresas e startups a possibilidade de contar com ferramentas de gestão informatizadas. São os softwares de gerenciamento de projetos.

Eles têm sido a solução encontrada por muitos pequenos empreendimentos que precisam lidar com vários projetos paralelos orientados para um objetivo final em comum. Isso tem sido possível uma vez que esses softwares colaboram de forma substancial na economia de recursos, permitindo fazer mais com menos.

A implantação de um software de gerenciamento de projetos costuma ser simples e trazer benefícios acima do esperado para muitas empresas. Ainda assim, é importante estar atento na hora de aderir a um software.

Serve para mim?

Se você é o gerente de projetos, a ferramenta tem que ser útil, antes de mais nada, para você. Considerando que a melhoria do seu desempenho significa melhoria no desempenho da empresa, isso é a primeira coisa para se observar. Verifique se o programa irá, de fato, simplificar seu trabalho, trazendo mais soluções do que criando problemas.

Serve para minha empresa?

Compartilhe com a equipe a vontade de implementar um sistema de gestão e verifique o que eles pensam sobre isso. É importante, na escolha de um software, que todos estejam preparados para as mudanças nos processos decorrentes da implantação.

Posso confiar?

É importante checar o histórico da empresa fornecedora do software. Procure conhecer algum usuário para saber se ele já teve algum problema, se já precisou de suporte e como foi o atendimento. Para o empreendedor, perder trabalho por conta de erro de sistema está fora de questão. O software não deve te causar prejuízo, muito pelo contrário! Deve gerar lucro!

Com essa questões resolvidas, a implantação de um sistema de gerenciamento de projetos será muito mais simples e proveitosa para o empreendimento. Vale lembrar a respeito das startups, que o investimento em um software de gestão costuma ser decisório no sucesso do negócio, uma vez que não basta apenas ter uma boa ideia: é preciso fazer com que essa ideia saia do papel. E todos sabemos o quão difícil isso é. Então, por que não contar com ajuda de um software?

Gostou das nossas dicas sobre o gerenciamento de projetos? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.