Empreendedorismo: Inovações tecnológicas e seus benefícios para o varejo

empreendedorismo

Tecnologia e varejo devem caminhar no mesmo caminho. Por este motivo é importante destacar: empreendedores que não conseguem enxergar esta evidência correm risco de fracasso nos negócios.

O comércio moderno jamais teria a flexibilidade e o dinamismo que possui nos dias de hoje se não fosse por causa do custo de longas horas de pesquisadores que trabalharam de modo árduo, com foco e otimismo, e conseguiram trazer inovações à vida de todos os empreendedores. Então, conheça 6 dessas inovações tecnológicas e seus benefícios para o mundo do varejo.

Transportes rápidos

O trem a vapor, criado na Revolução Industrial, proporcionou aumento não apenas no ciclo produtivo como também à entrega de mercadorias, trazendo evolução ao varejo ao redor do mundo. Depois, veio a evolução das estradas asfaltadas, criando novas rotas, facilitando as  entregas e agilizando o transporte de mercadorias.

Telefone

Inventado no século XIX, há controvérsias sobre a sua autoria. Grande parte dos historiadores aponta para Alexander Graham Bell, enquanto que alguns críticos acreditam que o inventor foi Antonio Meucci. O telefone revolucionou o mundo dos varejistas por causa da comunicação direta com clientes e fornecedores.

A evolução do telefone trouxe os celulares inteligentes, que, com acesso a internet, revolucionaram o varejo com a facilidade da compra e venda online de produtos e serviços.

Código de barras

Foi apenas no começo dos anos 70 que esta tecnologia virou realidade, porém tal inovação tecnológica foi inventada em 1952. De fato, demorou para que o comércio confiasse neste tipo de sistema, mas isso não impediu que ele revolucionasse o mercado varejista. Códigos de barras permitem que dados sejam capturados automaticamente, o que por sua vez auxilia na automação no processo de compra e vendas.

Computadores

A história indica Charles Babbage como o primeiro homem a elaborar um projeto matemático computacional, no século XIX, com objetivo de fazer um sistema de engrenagens e rodas dentárias. Este projeto é considerado o tataravô dos computadores modernos, que, por sua vez revolucionaram não apenas o varejo, mas atividades do comércio de todos os tipos, ao registrar preços, fazer contas, gerenciar e automatizar processos, entre outras funções.

Internet

Começou como um sistema de comunicação que servia à inteligência do governo norte-americano, nos anos 80, mas os engenheiros observaram seu potencial e desenvolveram a tecnologia para tornar popular seu uso entre diversas camadas da sociedade. De modo que por meio dela comerciantes recebem ou vendem mercadoria de maneira rápida, segura e prática. E seu uso só cresce: para 2014 existe a estimativa de que quase US$ 2 trilhões devem ser gastos nos marketplaces virtuais.

Essas são apenas algumas das inovações tecnológicas que beneficiam o varejo. Tem alguma dúvida ou sugestão de outras? Deixe um comentário!

banner-rodape-post-blog

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.