Empreendedores Individuais e o desafio da profissionalização

Ter seu próprio negócio tem grandes vantagens: você define seus horários, não há preocupação com o chefe e é você mesmo quem estipula suas metas. Porém, ao mesmo tempo, é preciso tomar muito cuidado para não deixar esta liberdade toda comprometer o seu profissionalismo e a qualidade do seu trabalho.

Por isso, medidas quanto à disciplina são necessárias quando se toma a decisão de empreender individualmente.

Respeite uma agenda

Uma ótima dica é construir uma rotina para você. Separe seus horários de acordo com suas tarefas e dedique-se totalmente a elas sem interrupção durante o tempo estimado. Isso lhe ajudará a ter maior controle sobre seu tempo e se policiará para que cada tarefa receba toda a dedicação que merece.

Construa uma network

Uma rede de contatos, com gente que você pode conversar e buscar conselhos sobre o trabalho, é um passo muito importante na busca por um alto desempenho profissional. Esses conselheiros podem contribuir com sua experiência e lhe fornecer pontos de vista que ainda não haviam sido considerados.

Isso também vale para buscar empresas parceiras para sua startup. Construir esta network pode dar uma maior projeção e alcance para seu SaaS e sua marca, além de poder apresentar maneiras de complementar o serviço que você oferece, deixando seus clientes muito mais satisfeitos.

Estude bem seu mercado de atuação

Dominar o máximo de informações possíveis, assim como aprofundar seu conhecimento sobre o ramo empresarial a que você dedica seu SaaS, são passos fundamentais para elaborar uma boa estratégia de mercado. Esta especialização lhe ajudará a definir os melhores rumos para seu negócio, além de dar um maior embasamento para a tomada de decisões e um peso muito maior para sua empresa.

Investir em sua especialização é investir em um trabalho executado com mais segurança e qualidade.

Esteja pronto para falhas

Falhas são golpes realmente fortes, potencializados de uma maneira incrível quando atingem a um empreendedor individual. O peso da responsabilidade é duro, mas isso não pode se tornar um obstáculo intransponível para seu negócio. Primeiro, admita que uma falha aconteceu e mantenha a calma. Concentre suas energias e pensamentos para soluções, deixando lamentos e explicações em segundo plano. Muitos empreendedores individuais acabam até desistindo de suas startups após uma grande falha, mas os que verdadeiramente conseguem se destacar insistem, aprendem com os erros e buscam melhorar a cada fase.

Construa algo todos os dias

Cada pessoa tem suas características próprias. Existem as que conseguem se concentrar facilmente e realizar um trabalho com qualidade de compromisso profissional, e também as que ainda precisam adquirir mais disciplina com horários e tarefas. Lembre-se: você precisa de sua empresa tanto quanto ela precisa de você. Por isso, encontre sua motivação para se manter sempre em um bom nível organização e qualidade, mesmo com toda a liberdade que um empreendimento próprio oferece. Liste seus objetivos a curto e longo prazo e a cada dia trabalhe em busca deles, dando sempre um passo a mais em direção ao sucesso.

Você é um empreendedor individual? Como foi sua experiência? Tem mais alguma dica para aumentar o profissionalismo de uma startup SaaS? Comente!

banner_rodape

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.