Empreendedor: Saiba como aumentar o nível de satisfação dos seus colaboradores

empreendedor

Esqueça aquele modelo de trabalho em que um chefe autoritário ditava o ritmo da sua equipe, geralmente introspectiva e pouco motivada, que produzia em um movimento quase automático. O mercado de trabalho atual é dinâmico, altamente conectado e, acima de tudo, cada vez mais jovem. No contexto atual, em que a geração Y está assumindo o comando, não há mais espaço para ambientes rígidos e fechados como os vividos pela geração anterior. Por isso, os colaboradores dessa década priorizam o bem-estar profissional à ascensão meteórica na carreira. Isso nos ajuda a entender porque a geração Y tem ficado cada vez menos presa a empregos formais, aventurando-se em experiências próprias ou buscando trabalho em empresas mais atrativas.

Como satisfação é a palavra de ordem no mundo corporativo atual, separamos algumas boas ideias de benefícios que fazem a diferença e podem ajudar você empreendedor a reter bons talentos na sua empresa. Confira!

Ambiente agradável

Começamos por essa dica simplesmente porque não tem como falar em satisfação profissional sem considerar a importância que o ambiente tem nesse processo. Seus colaboradores passam, no mínimo, 8 horas por dia dentro da empresa. Isso significa mais tempo em companhia dos colegas do que da própria família! Portanto, nada desmotiva mais um funcionário do que um ambiente carregado, onde pressão, arrogância e inimizades sejam constantes. Cabe ao gestor manter um clima organizacional agradável e estimular para que toda a equipe ajude a mantê-lo. Corte, desde o início, fofocas e outros transtornos que possam contaminar o grupo. Esse benefício, certamente, faz a diferença quando o assunto é motivação. E o melhor: é 100% gratuito!

Possibilidade de crescimento pessoal

Como já mencionamos, o mercado está cada vez mais tomado pela geração Y, que, por sua natureza dinâmica e conectada, está sempre de olho em oportunidades de aperfeiçoamento. Oferecer benefícios como cursos e participações em eventos é importante e muito valorizado pelos colaboradores. Mas, além do desenvolvimento profissional, o crescimento pessoal visa tornar os trabalhadores pessoas melhores, cada vez mais conscientes do seu papel na sociedade. Por isso, pense em benefícios como a inclusão dos colaboradores em projetos sociais, ambientais e culturais. Sua empresa será vista com outros olhos. Mas atenção: não force ninguém a assumir tarefas dessa natureza, apenas estimule e espere que os interessados se manifestem.

Horário e rotina mais flexíveis

Em muitas áreas de atuação, a obrigatoriedade presencial de 8 horas diárias, comprovadas com o cartão de ponto, não passa de mera formalidade. Se na sua empresa as demandas podem ser cumpridas — sem prejuízos, obviamente — via home-office, não deixe de pensar no assunto. Profissionais que passam mais de 30 minutos no trânsito por conta do trajeto ao trabalho costumam se estressar mais rápido. Se a empresa permitir, ao menos 2 dias na semana, esse esquema, certamente vai agradar muitos colaboradores. Uma outra atitude bastante produtiva é delegar tarefas com prazos bem definidos aos funcionários, que deverão cumpri-las religiosamente nos tempos estipulados. Quem as cumprir antes, poderá ir para casa depois do almoço de sexta-feira. Atrativo, não?

Regalias do bem

Existem algumas outras regalias, mais palpáveis, que também fazem a diferença. Observe: mulheres costumam estar tão atarefadas que não têm tempo para fazerem as unhas; se o escritório receber uma manicure, semanalmente, esse problema estará resolvido para elas. Apareceu uma tarefa urgente e a equipe não vai ter hora para sair? A demanda fica mais leve com comidinhas na geladeira compartilhada ou em uma salinha com música, videogame ou TV para dar uma relaxada de 30 minutos, concorda?

Não é tão difícil assim, certo? Então comece já a cativar seus colaboradores e nos conte as mudanças positivas geradas em sua empresa!

banner-rodape-post-blog

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.