Empreendedor entrando de férias: é possível?

empreendedor

O empreendedor costuma estabelecer um laço tão forte com seus negócios que fica difícil conseguir se ausentar de seus afazeres e responsabilidades por muito tempo. Imagine então o sofrimento que é tirar férias. Mas é bem possível superar essa sensação de que o empreendimento vai estagnar sem sua presença. Para que a saúde física e mental do administrador seja preservada e sua empresa tenha ainda maiores possibilidades de crescimento, é preciso um descanso regular, para que o gestor volte renovado, com o olhar mais amplo, focado na estratégia e não nas minúcias do dia a dia.

Para sair de férias com tranquilidade e poder se desligar das tarefas cotidianas, você pode tomar algumas medidas simples, mas que tornam seu período de descanso muito mais produtivo e prazeroso. Quer saber como? Então acompanhe agora mesmo nossas dicas:

Planeje-se com antecedência

Para não acabar desistindo de tirar suas férias, planeje-se com alguns meses de antecedência — tomando providências concretas, como a compra das passagens e reserva de hotel, por exemplo. Assim a viagem já vai ganhando forma e a expectativa se torna real. Aos poucos, vá colocando suas demandas profissionais em dia, para que não fique nenhuma pendência sem solução em seu período de afastamento.

Treine um substituto

Para ficar completamente tranquilo durante suas férias, treine uma pessoa para ficar no comando no seu lugar. Ensine ao substituto temporário os conhecimentos necessários para que todas as demandas sejam adequadamente resolvidas sem precisar entrar em contato com você. Antes de partir para o merecido descanso, reúna sua equipe e esclareça as novas regras.

Distribua responsabilidades

Conscientizar o time sobre suas responsabilidades é uma boa maneira de manter tudo em perfeito andamento enquanto você estiver fora. Faça uma distribuição de metas e objetivos, deixando absolutamente claro suas expectativas relacionadas a cada um dos colaboradores.

Informe clientes e fornecedores

Pequenos empreendedores costumam ter contato direto com seus clientes e fornecedores. Assim, no momento de sua saída, é de bom tom avisá-los. Você pode fazer essa notificação até mesmo via e-mail, informando o período de sua ausência e deixando os contatos de quem ficará como responsável no seu lugar. Aproveite o momento para reiterar os laços de amizade e parceria e agradecer pela confiança e credibilidade depositadas em sua empresa.

Trate de aproveitar

Com tudo em ordem, é hora de partir para as tão sonhadas férias. Lembre-se de que ao menos duas semanas de folga são imprescindíveis para que você consiga se desligar dos problemas cotidianos e realmente descansar, para, depois, conseguir pensar melhor no futuro do seu empreendimento. Relaxe, passeie, aproveite para dormir mais e retorne renovado!

Para não se sentir tão pressionado, opte por tirar férias em períodos de baixa demanda, quando há menos procura por seus serviços. Será possível, assim, administrar sua ausência com um menor temor de impactar negativamente os negócios.

E então, já está planejando suas tão sonhadas e merecidas férias? Que medidas você normalmente toma em relação ao controle dos negócios nessas situações? Comente aqui e compartilhe conosco suas experiências e sugestões!

banner-rodape-post-blog

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.