Empreendedor: 4 passos para se tornar referência no seu mercado

empreendedor

Seja você um pequeno ou médio empreendedor, dono de uma empresa, um profissional autônomo ou alguém que está se planejando para abrir as portas do próprio negócio, certamente está buscando o sucesso. Para chegar até ele é de extrema importância tomar medidas para ser notado pelos seus potenciais clientes e até mesmo por possíveis parceiros e investidores.

Ter destaque em seu mercado de atuação exige seu empenho, é claro. Mas o resultado disso será o reconhecimento pelo seu serviço, a maior fidelidade e captação de clientes e o aumento constante de lucros.

Para ajudá-lo a se tornar referência em seu mercado e despontar em meio a concorrência, aqui vão passos certeiros para isso:

Fique de olho nas oportunidades

As empresas que se destacam o fazem porque conseguem suprir a demanda para certa necessidade. Nesse sentido é essencial estudar o mercado, a área onde seu empreendimento funcionará, qual o tipo de cliente você está buscando, dentre outros pontos. Você quer abrir um escritório de contabilidade na sua cidade? Dessa forma, verifique antecipadamente quantas empresas do mesmo tipo há em sua área, se esse serviço é realmente requisitado e se, atualmente, é lucrativo.

Conhecer as oportunidades é justamente isso: trabalhar onde e com quem precisa de você! Sabendo disso você ganha destaque por empreender em um espaço que precisava do seu serviço!

Saiba vender seu peixe

Destacar o seu negócio também inclui dar a ele uma imagem positiva. Mas isso não significa que você precise apenas falar bem de si mesmo! O segredo está na apresentação do seu serviço. Ao tentar prospectar um novo cliente, fale de seus pontos fortes, do valor do que você oferece, porque é eficiente, dê exemplos de clientes que apreciam seu serviço e como ele é útil. Além disso, não tenha medo de dar referências do que você faz oferecendo, inclusive, que o novo cliente contate um freguês.

Também é importante ser profissional em todos os sentidos: fazer contatos formais com clientes e fornecedores, estar sempre apresentável, saber se comunicar com clareza, administrar o seu negócio com sabedoria e pesquisar as melhores formas de atender os consumidores são excelentes maneiras de demonstrar comprometimento.

Procure melhorar seu produto ou serviço

Ler tudo sobre a sua área, as tendências, as dicas para melhorar, conhecer a concorrência, ouvir as críticas e sugestões dos seus clientes são apenas algumas das coisas que você pode usar a seu favor! Através de todo esse conhecimento você será capaz de melhorar o que você faz, conseguindo então ser uma referência no mercado.

Nota-se que é fundamental ao empreendedor ser flexível para se adaptar ao mercado. Por mais que seu trabalho e atendimento  lhe pareça excelente, ele pode não ser útil ou acessível aos clientes. E mesmo que seus serviços ou produtos sejam bons, lembre-se que não há nada que não possa ser melhorado!

Use o Marketing

Marketing hoje em dia pode ser feito sim pela internet, mas você não pode esquecer do mundo físico! Além de um site para seu serviço, um perfil em uma rede para profissionais ou até mesmo na rede social, isso deve ser complementado com boas estratégias. Nesse sentido, vale fazer parcerias com empresas próximas a sua que têm um público parecido, patrocinar (mesmo que de uma forma pequena) algum evento, atender com maestria e incentivar que seus clientes o recomendem em troca de descontos.

Ser referência no mercado é uma atitude diária, lembre-se disso! Afinal, a concorrência sempre está aí. O segredo é acreditar em si mesmo, oferecer bons serviços, buscar melhorar e ter foco.

Preparado para ser referência no mercado? Fale com a gente!

banner-rodape-post-blog

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.