Eletricista: veja aqui como ampliar o seu negócio!

Eletricista

Este post é tanto para você, eletricista que está iniciando sua carreira, como para você, eletricista profissional experiente, que deseja conquistar mais espaço no mercado. A dica é: invistam em iniciativas que favorecerão seus nomes entre os clientes! Não basta se mostrar um profissional necessário para a colocação, vistoria e manutenção de instalações elétricas. É preciso empregar esforços para deixar evidente sua qualidade e para se relacionar melhor com seu público-alvo. Acompanhe aqui algumas sugestões para ampliar seu negócio!

Invista em sua formação profissional

Para exercer a função de eletricista, o profissional deve ter o Ensino Médio completo, além de ter feito, pelo menos, cursos de eletricidade e eletrônica básica. Mas isso não significa que se deva parar por aí. Pode-se sempre seguir adiante para uma graduação ou investir em cursos técnicos mais específicos — como de instalações elétricas para indústrias ou de manutenção de sistemas de transportes sobre trilhos, por exemplo —, obtendo, assim, mais conhecimentos em uma determinada área e capacitando-se mais como profissional. Isso, com certeza, vai ampliar seu leque de possibilidades de atuação e de uma melhor remuneração.

Use equipamentos de proteção

Além de ter conhecimentos e habilidades técnicas, um bom profissional também precisa saber como usar os equipamentos de proteção individual (EPIs), a fim de preservar sua integridade física e seu bem-estar ao cumprir seu ofício. Essa postura não apenas evita acidentes e resguarda sua saúde, como também evidencia ao contratante seu profissionalismo, sua competência e organização.

Divulgue seu negócio na internet

Criar um site ajuda a divulgar seu trabalho e coloca seu nome em evidência para quem estiver procurando por serviços de eletricista online — um número bastante significativo de pessoas hoje em dia. Além disso, é uma forma de fazer com que as pessoas conheçam mais sobre você — seu nome, sua formação, seu endereço e meios de contato, imagens de trabalhos por você executados e opiniões de clientes satisfeitos. Você pode aumentar sua presença na internet ao anunciar em links patrocinados — no Facebook Ads e no Google Adwords, por exemplo —, o que pode alavancar seus contatos com a clientela. A internet também pode ser útil para captar clientes e fidelizá-los. Você pode, por exemplo, criar conteúdo para fazer um melhor uso da sua página nas redes sociais ou de um espaço em seu próprio website, a fim de publicar material relevante sobre sua atividade e, assim, criar um relacionamento com seus leitores ou visitantes. Com o tempo, você poderá apresentar seus serviços em meio ao material publicado, e, dessa forma, converter seus leitores em clientes efetivos.

Tenha um software de gestão de cobranças

Principalmente para os profissionais autônomos, que têm clientes fixos ou que costumam parcelar o pagamento dos serviços, vale a pena apostar em um processo de cobrança que use pagamentos recorrentes via boleto. Além da gestão das contas a receber ficar fácil, é mais simples conferir se existem inadimplentes e fazer a cobrança através do envio de e-mails, por exemplo, evitando-se o desgaste de um contato cara a cara para receber pelo serviço. Você já havia pensado em alguma dessas iniciativas para melhorar seu negócio e conquistar mais clientes? O que tem feito para estar mais presente no mercado? Conte sua história aqui nos comentários!

banner-rodape-post-blog

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.