É fotógrafo e quer encher sua agenda de trabalhos? Confira nossas dicas!

fotógrafo

Trabalhar como autônomo no ramo fotográfico apresenta diversos benefícios ao profissional, como flexibilidade de horários e de áreas de atuação. No entanto, o fotógrafo freelancer também possui alguns desafios em sua carreira, afinal, seu retorno financeiro não é fixo e depende integralmente dos trabalhos feitos.

Por essa razão, o fotógrafo autônomo precisa se dedicar todos os dias a captação e fidelização de clientes. Conheça a seguir as melhores estratégias para garantir uma agenda sempre cheia!

Tenha um site próprio e mantenha-o atualizado

É essencial transmitir profissionalismo ao seu cliente, demonstrar que você é dedicado. E a primeira forma de fazer isso é garantir que as informações sobre você estejam disponíveis, atualizadas e acessíveis. Uma boa opção é ter um site sobre o seu trabalho, onde as pessoas possam saber quem você é, a sua formação e o seu currículo na área, quem são os seus clientes.

Não se esqueça de deixar os seus contatos bem acessíveis e descrever os detalhes do seu serviço: prazos, materiais utilizados, como você trata as imagens e as formas de pagamento.

Divulgue o seu portfólio

Um portfólio completo e atualizado é ferramenta essencial para qualquer fotógrafo. Por isso, sempre mostre o seu. Você tem mais vantagem se mantiver o seu portfólio em ambiente online, pois as pessoas poderão acessá-lo a qualquer momento e de onde estiverem.

Faça uma boa apresentação do seu serviço, descrevendo os pontos fortes e os diferenciais que você tem frente à concorrência, além de expor seus melhores trabalhos de maneira organizada.

Relacione-se com o seu público alvo nas redes sociais

Ter uma página nas redes sociais, como Facebook, Flickr e LinkedIn, é uma excelente ferramenta para você mostrar os seus trabalhos atualizados, aumentar o seu networking e se relacionar com os clientes em potencial.

Você pode criar galerias de fotos com temas específicos, participar de discussões sobre o assunto e responder dúvidas de clientes. Desse modo, você ganha visibilidade e demonstra ter conhecimentos e competência no ramo, consequentemente aumentando a credibilidade dos seus serviços.

Ofereça um atendimento de qualidade

Uma das principais formas de conquistar novos clientes é por meio do marketing boca a boca. Ou seja, você atende bem a um cliente e ele, por sua vez, indicará os seus serviços para os seus conhecidos. Por isso, conquiste o seu cliente não apenas com um trabalho de qualidade, mas também com um atendimento diferenciado.

Aja com profissionalismo, respeite os prazos e os serviços combinados, e atenda às expectativas pessoais de cada cliente dentro do possível. Invista em formas de pagamento diferenciadas, como boleto bancário. Quanto mais apto a ajudar você se mostrar, mais confiança você transmite e mais clientes buscarão o seu trabalho.

Mantenha contato com os clientes

Aqui vale a máxima “quem não é visto não é lembrado”. Crie listas de contatos, com clientes e clientes em potencial, e mantenha-os atualizados sobre o seu trabalho. Uma prática interessante é o envio de e-mail marketing, com conteúdo útil ao seu público alvo, além de indicar atualizações em seu site, blog ou rede social.

Você nunca sabe quando as pessoas terão um evento e precisarão um fotógrafo, portanto esteja sempre por perto, lembrando-as do seu trabalho. Mas tenha cuidado com a frequência dos contatos, para não importunar o cliente. Envie newsletters com regularidade, mas não todos os dias.

Pronto para ter uma agenda cheia? Tem ainda alguma dúvida ou conhece outras dicas essenciais para fotógrafos conseguirem mais trabalhos? Escreva nos comentários e contribua com a nossa lista!

banner-rodape-post-blog

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.