E-commerce de assinaturas: Como começar o meu?

E-commerce

O comércio eletrônico já deixou de ser uma tendência, tornando-se uma realidade consolidada no Brasil e no mundo. Dessa forma, é preciso se reinventar, definir estratégias para se diferenciar no mercado e sair na frente.

Uma alternativa interessante é implementar o modelo de negócios de assinaturas, que pode oferecer muitos benefícios à sua loja virtual. Confira algumas dicas e comece agora seu e-commerce de assinaturas.

Organize-se previamente

Antes de mais nada, prepare seu e-commerce para as assinaturas. Seu produto pode ser excelente e o cliente pode confiar totalmente em sua marca, se sua estrutura não estiver pronta para um programa de assinaturas isto não surtirá os melhores resultados.

É preciso garantir que não haja falhas no processo como cobranças indevidas, atrasos em ativações e renovações de planos ou burocracia excessiva para pagar. A assinatura deve ser rápida e eficiente. A entrega dos produtos e serviço deve seguir a mesma qualidade e o controle de estoque, por exemplo, deve ser minucioso. Inclua em sua rotina de processos a gestão da carteira de assinantes e faturamento recorrente sempre atualizado.

Utilize uma plataforma online que facilite a assinatura do cliente

Nem todas as plataformas do mercado estão preparadas para vender assinaturas. Certifique-se de que sua plataforma possui funcionalidade de assinatura. Caso ainda não tenha escolhido sua plataforma para o e-commerce mas já tenha em mente esta unidade de negócios em sua estratégia, escolha uma plataforma preparada. Leve em conta relatórios, acompanhamento, ferramentas de relacionamento, além de integração os meios de pagamento e suas modalidades de recorrência de pagamento.

Conte com um sistema de cobrança

Certifique-se que os meios de pagamento de sua loja estão preparados para vender assinaturas. A melhor maneira de fazer a gestão de forma profissional e eficiente de suas assinaturas é através de um software.

Um sistema completo organiza as rotinas, as especificidades de cada grupo de cliente, emite relatórios para controle, dentre outras funcionalidades, tudo de forma automatizada. O sistema deve ser integrado aos  sistemas de pagamento como cartão de crédito e boleto bancário. Um sistema profissional possui uma API para integração e pode ser adquirido através de planos.

Foque no atendimento dos assinantes

Organize sua estrutura para atender aos seus assinantes. Leve em consideração que este cliente é mais do que fiel. Além de ser um cliente que já conhece e confia em sua marca, ele é responsável por uma receita recorrente em seu caixa. Sendo assim, atendimento personalizado e eficiente são fundamentais para manter seus assinantes satisfeitos. Lembre-se também que a indicação é sua melhor (e mais barata) divulgação.

Não se esqueça de relacionamento com os clientes

Alguns segmentos têm apostado forte nas assinaturas em seu e-commerce. Clubes de bebidas, acessórios de moda feminina, alimentos, suplementos alimentares são exemplos de sucesso em operações de assinaturas no comércio eletrônico. Para cada nicho de mercado vale apostar em estratégias personalizadas para falar com seus assinantes.

Não se esqueça que o cliente que assina para receber seu produto ou serviço deve ser muito bem tratado. Faça-o se sentir especial com benefícios, crie ferramentas de relacionamento e canais de comunicação com este cliente assinante.

Estas são algumas dicas pra você começar a trabalhar com as assinaturas no seu e-commerce, aumentando sua receita recorrente e saindo na frente dos seus concorrentes. Aproveite!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.