Como fazer marketing para adega implementando 5 estratégias simples

por Gestão de Negócios

Publicado em 12 de agosto, 2014 | Atualizado em 21 de dezembro, 2023

Você tem uma distribuidora de bebidas e quer aumentar as vendas, mas não sabe por onde começar? Fique tranquilo! É comum que isso aconteça na vida do empreendedor, em algum ponto de sua carreira. A boa notícia é que existem soluções simples e eficientes para atrair mais clientes e aumentar o volume de vendas! Basta aplicar as técnicas corretas de gestão!

Está animado? Então veja a lista abaixo e confira 5 estratégias para aumentar as vendas da sua distribuidora de bebidas!

Por que fazer marketing para adega?

O marketing é fundamental para adegas, pois ajuda a promover seus vinhos, atrair clientes, construir uma marca forte, educar os consumidores sobre vinhos, fidelizar clientes, diversificar produtos, criar experiências agradáveis e promover eventos especiais.

Além disso, o marketing facilita a comunicação com fornecedores e clientes, gerencia a reputação e contribui para o sucesso geral da adega no mercado de vinhos.

Como fazer marketing para adega?

Fazer marketing para uma adega envolve várias estratégias que destacam seus vinhos e estabelecem uma conexão com os clientes. Aqui estão algumas etapas para criar um plano de marketing eficaz:

Faça promoções

Uma das estratégias mais eficientes para aumento de vendas é a boa e velha promoção. Ela atrai o cliente para dentro do seu negócio e estimula as compras por impulso. Ou seja, o consumidor não leva os produtos apenas por necessidade, mas também em razão de determinada vantagem, que pode ser um brinde ou desconto, por exemplo.

Há várias ações promocionais interessantes. Uma delas é o programa de fidelidade, que incentiva o cliente a comprar sempre no seu estabelecimento. Outra boa estratégia é o uso dos descontos progressivos, que aumentam o volume de vendas. Por exemplo: na compra de um engradado de cerveja, o cliente recebe 10% de desconto, se levar dois terá 20% e assim por diante.

Faça um site e venda pela internet

Leve seu negócio para a internet e venda mais! Ter um site é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio no mercado atual. O consumidor de hoje, quando precisa comprar algo, entra na web, faz uma busca e entra em contato com as empresas listadas.

Se a sua distribuidora de bebidas não tiver um site, o cliente não vai encontrá-la e recorrerá à concorrência. O que isso significa na prática? Que você estará perdendo vendas! Criando um site atraente e profissional, isso não acontecerá!

Ao colocar o site no ar é muito importante que você use todo o potencial da internet. Nada de construir uma página estática, apenas para apresentação de dados institucionais e contatos da empresa. Você deve usar o site para vender bebidas! O negócio online vai ampliar o número de clientes e as compras também.

Apenas tenha cuidado para automatizar a gestão das lojas física e virtual, de forma que haja total integração entre ambas, incluindo os controles de estoque e finanças.

Melhore a comunicação

O ponto chave da distribuição de bebidas é a comunicação com o cliente. Muitas empresas do ramo implantam os chamados “disque bebidas” ou “disque cerveja”, que facilitam os pedidos e entregas dos produtos. Mas se você quer realmente vender mais, terá de ir além. Comece verificando se as linhas telefônicas instaladas são suficientes para atender a demanda.

Depois, é hora de diversificar. Crie novos canais de comunicação com o consumidor. Você pode, por exemplo, abrir um chat online no site da empresa para recebimento de pedidos e até mesmo disponibilizar um número do aplicativo WhatsApp para conquistar os consumidores fãs de tecnologia e smartphones.

Pense grande

Para vender mais você também pode investir nos negócios de grande porte. Então a dica é: faça negócio com restaurantes, lanchonetes, bares e baladas da cidade para fornecimento das bebidas. Nesse momento, certamente, você deve estar pensando que tal estratégia é de difícil concretização, já que tais empreendimentos já possuem fornecedores fixos. Pois saiba que, para conseguir fechar as parcerias, o segredo é oferecer facilidades na negociação!

Com um volume maior de venda, você terá condição de comercializar as bebidas por um valor menor. Então faça os cálculos e ofereça o seu melhor preço para os clientes de grande porte. Além disso, ofereça outras vantagens, como a entrega e o pagamento facilitados. Nesse caso, o ideal é automatizar a gerenciamento do negócio para ter controle seguro dos prazos e também realizar a cobrança via boleto.

Divulgue seu negócio

Já dizia o velho ditado: a propaganda é a alma do negócio! Sem divulgação, as estratégias anteriores terão poucos resultados. Então é essencial investir em marketing para a sua distribuidora de bebidas. Muitos empresários ignoram a utilização desses recursos porque encaram a publicidade como gasto. Saiba, porém, que trata-se de investimento! As vendas aumentarão e compensarão cada centavo investido!

Reveja a identidade visual do seu negócio e considere a possibilidade de criar um novo logotipo, mais moderno e profissional. Em seguida, entre para as redes sociais — essa medida aumenta o engajamento com o cliente. E, por fim, trace um plano de mídia para definir onde e quando anunciar. Acompanhe os resultados e analise quais ajustes são necessários até acertar na mão e conseguir aumentar as vendas de forma satisfatória.

Tenha em mente que crescer significa planejar. Então, antes de adotar qualquer medida, é muito importante que você estabeleça metas (a curto, médio e longo prazos) e verifique exatamente como pretende alcançá-las!

Para facilitar suas atividades financeiras, o Asaas oferece um ERP SaaS, responsável por integrar e automatizar processos empresariais. Por meio desse sistema, você consegue organizar todas as informações importantes e garantir um planejamento estratégico eficiente.

Com organização e trabalho você atingirá todos os seus objetivos! Bons negócios! Deixe aqui seus comentários. Queremos saber sua opinião!

O banner tem a imagem de um notebook e nele está escrito: Chega de burocracia! Com a conta digital do Asaas você tem tudo o que precisa para gerenciar sua empresa em um único lugar. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: conta digital PJ completa e sem mensalidade. Nossa conta digital tem tudo o que a gestão da sua empresa precisa. Clique e saiba mais.

11 Comentários

  1. Daniel Michaltchuk

    Boa tarde,
    Pensando na dificuldade que todos encontram em dar o primeiro passo em montar uma distribuidora, montei a minha distribuidora e agora vendo franquias dela pelo país.
    Entre no site “www.gotadistribuidora.com” e conheça as duas opções, uma é completa, onde você entra só pra trabalhar e a outro é o projeto completo, que você mesmo executa.
    Entre e confira.

    Responder
  2. Rogerio Degam

    Gostei estou com uma idéia para abrir um deposito e esse tipo de informação é válido para ampliarmos nosso conhecimentos

    Responder
  3. Bruno Victor

    Trabalho na administração de uma Distribuidora de Produtos para Petshop e lojas de rações, vocês tem alguma dica para este segmento? Adorei essa reportagem e já peguei algumas dicas! Vocês trabalham muito bem!

    Responder
  4. Paulo

    Boa noite estou querendo abri uma adega mais estou com algumas dificuldades em adquirir fornecedores enviei documentos para algumas empresas de bebidas mais o processo e demorado, estou cadastrado em uma empresa de bebidas mais um dos vendedores me enviaram uma tabela de preços com preço de varejo e não de atacado, eu já tenho CNPJ, seria melhor compra por atacado, por favor me de umas dicas para iniciar.

    Responder
    • matheus

      Oi Paulo , Boa Tarde. Trabalho com cachaça artesanal , você estaria interessado nesse tipo de bebida ?

      Responder
    • asaasdisqus

      Olá Paulo!
      Sabemos que os grandes distribuidores somente vendem em atacado para grandes negócios, praticando preços de varejo para os pequenos.
      O segredo neste caso é pesquisar mesmo, buscando os distribuidores que enxergam você como uma grande oportunidade :).
      Boa sorte nesta sua nova empresa e ótimas cobranças!

      Responder
  5. Andrade

    Olá , Boa Tarde Asaasdisqus ,
    Primeiramente parabéns pelo blog.
    estou querendo muito investir no ramo
    Tenho 50,000.00 a 90,000.00 para investir em uma adega ou distribuidora de bebidas,
    Não tenho um ponto fixo, apenas um deposito onde seria guardado as bebida.
    Gostaria de saber sobre os lucro , a forma de comprar e de revender
    Moro em uma cidade com 25mil habitante , aqui tem mais ou menos 4 Deposito de bebidas sendo uma dela grande. e gostaria de saber se o ramo é lucrativo obg.
    Quais os motivo para uma pessoa chegar a falhar no negocio, gostaria sempre de trabalhar bem no ramo pra comprar tudo a vista.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.