Dicas para planejar e alcançar as metas de vendas da empresa

???????

Alcançar as metas de vendas é o desejo de dez entre dez gestores de quaisquer organizações, não é mesmo? Porém, ao contrário do que se pode pensar, a consolidação dessas metas não tem início somente quando o time de vendedores entra em cena, mas, sim, lá atrás, no planejamento feito pelo líder. Afinal de contas, a implementação das técnicas de venda só conseguem cumprir os objetivos com êxito quando há o suporte de um plano muito bem organizado. Quer conhecer algumas dicas para projetar adequadamente as metas da sua equipe? Então confira nosso post:

Trace metas reais

Não adianta querer chegar muito além do que sua infraestrutura, a capacidade do time e o porte da empresa são capazes de proporcionar. Isso poderá desgastar seus colaboradores e criar tensões desnecessárias no ambiente de trabalho, vindo até mesmo a prejudicar toda a dinâmica relacionada à performance da equipe. Portanto, lembre-se de focar em objetivos bastante realistas, mas que sejam, ao mesmo tempo, desafiadores para os funcionários.

Decomponha em metas menores

É possível gerenciar muito melhor as metas de vendas e abrandar possíveis estresses ao se quebrar os objetivos mais complexos ou mais a longo prazo em ocupações que concentrem tarefas menos absorventes, metas semanais, serviços de controle e feedback rápido. Assim, você poderá montar um quadro de progresso em uma parede do escritório ou mostrar verbalmente para a equipe o quanto estão melhorando, podendo, inclusive, oferecer prêmios por sua boa performance. Tudo isso vai estimular seus colaboradores a se esforçarem ainda mais.

Seja claro

Não basta definir aonde a empresa quer chegar, é preciso incluir a equipe como parte fundamental do seu plano, explicando a todos, com precisão, os objetivos. Os vendedores só poderão ser proativos e eficientes se não tiverem dúvidas acerca daquilo que o gestor espera e pretende para o empreendimento.

Foque no serviço ao cliente

Em vez de se preocupar somente com o alcance de seu objetivo de vendas, concentre-se em oferecer um excelente atendimento ao cliente. A equipe deve manter o foco totalmente na satisfação das demandas dos consumidores, antecipando suas perguntas e oferecendo um atendimento ágil e eficiente. Essas iniciativas serão importantes para a manutenção dos clientes já habituais e para a prospecção de novos compradores.

Invista nos consumidores antigos

Cultivar relacionamentos com os clientes antigos significa aumentar as chances de fazer novos negócios com quem já está mais propenso a comprar seu produto. Por isso, vale muito a pena desenvolver um roteiro de contatos com as pessoas que já estão na sua carteira de clientes, telefonando na data de aniversário, enviando newsletters com novidades e promoções para seus e-mails e oferecendo cupons de desconto ou anúncios personalizados, por exemplo. Caso se sintam importantes para seu negócio, esses clientes certamente voltarão à sua loja! Isso sem contar a divulgação boca a boca que farão sobre as vantagens de se comprar em seu estabelecimento. É claro que é preciso saber como captar os novos clientes, mas é preciso, também, reter os antigos.

Gerencie rigorosamente seus pagamentos

Fazer uma correta gestão dos pagamentos de seus clientes não só melhora seu relacionamento com eles, como evita possíveis problemas com a saúde financeira de seu negócio. Esse cuidado protege sua empresa das eventuais oscilações do mercado, mantendo constante o dinheiro em caixa. Um sistema que integre pagamentos recorrentes e faça disparos de avisos para os clientes, por exemplo, seria muito bem-vindo para manter tudo sob controle, não concorda?

E em seu empreendimento, o que é feito para se alcançar adequadamente as metas de vendas? Comente aqui e nos conte suas experiências!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.