Dicas para o motorista de fretados ter sucesso no negócio

A firefighter sitting in the cab of a fire engine

Trabalhar com veículos fretados tem sido uma opção interessante para muitos motoristas. Os principais pontos positivos do fretamento são a possibilidade de negociar a remuneração direto com o contratante do serviço, o atendimento a clientes fixos e a ausência da cobrança de passagens individuais. Por não se caracterizar como um serviço de transporte coletivo em massa, o fretamento também costuma ser alvo menor da ação de criminosos.

Agora que já falamos um pouco sobre a modalidade, vamos deixar algumas dicas preciosas para que você, motorista de fretado, obtenha sucesso no trabalho. Veja abaixo:

Conquiste sua clientela

Acredite: todos nós somos observados e avaliados a todo o instante, independentemente do ramo de trabalho no qual atuamos. É esse fato, aliado aos resultados que apresentamos, que nos tornam bons ou maus prestadores de serviço. Por isso, é muito importante manter a atenção na rotina do trabalho, desde o primeiro minuto da jornada.

Motoristas bem-educados, que cumprimentam as pessoas, conquistam a simpatia de seus passageiros. Procure também ser sempre gentil com quem solicita informações a você. Da mesma forma, procure não entrar em discussões desnecessárias com passageiros exaltados. Em casos dessa natureza, só intervenha quando realmente for necessário.

Seja pontual e preze pela segurança sempre

Outra dica muito importante é o compromisso com seu trabalho. Tenha sempre em mente que outras pessoas, que também têm horários a cumprir, precisam de você para chegar ao trabalho na hora certa. Você tem uma missão muito valiosa nas mãos e precisa ser comprometido com isso. Procure fazer sua parte da melhor forma possível, isso vai ajudá-lo muito a consolidar sua cartela de clientes.

Atente-se também à segurança geral. Inspecione os motores do veículo, rodas e peças regularmente e dirija sempre com prudência, respeitando as leis de trânsito e os demais veículos que transitam no mesmo trajeto que você. Mantenha o interior do veículo sempre higienizado e dedetizado.

Ofereça variadas formas de pagamento

Como já dissemos acima, os fretados não trabalham com recebimentos de passagens diárias e individuais. Dependendo do tipo de contrato que você fechou, seu pagamento será proveniente de fonte única – uma empresa que freta o veículo para transportar seus funcionários ou de fonte mista – moradores de um condomínio contratam o serviço para irem ao trabalho em uma região específica da cidade, por exemplo.

Para ambos os casos, será muito útil que você facilite os meios de pagamento, que devem ser mais diversificados o possível. Invista em meios para receber boletos e cartões de débito e de crédito. Essa atitude pode ser o diferencial entre você e seu concorrente.

Cuide da sua saúde

Essa dica pode até soar um pouco estranha em um artigo que se destina a fornecer dicas para um motorista de fretados. Mas, acredite, ela é a mais importante de todas as que citamos.  Você passa muitas horas por dia na mesma posição: sentado. O sedentarismo aliado ao estresse do trânsito podem causar problemas graves à saúde, principalmente em quem é predisposto à hipertensão.

Procure manter uma alimentação saudável, beber bastante água durante o expediente, se exercitar nas horas vagas e fazer check-ups médicos anuais. Lembre-se de que a sua saúde é a peça-chave para o seu sucesso.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe com seus amigos que também trabalham com fretados!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.