Dicas para fazer sua startup se destacar no mercado

mercadoMais do que uma opção de carreira, o empreendedorismo é visto como uma opção de vida. Não é difícil encontrar empreendedores que encaram jornadas de dez ou doze horas de trabalho por escolha própria. E eles adoram isso, acreditam que o esforço vale a pena! Mesmo assim, nem paixão e nem o excesso de trabalho garantem o sucesso de uma startup Saas ou de qualquer outro tipo de empresa.

Nos últimos quatro ou cinco anos, houve um boom de empresas digitais no Brasil. Muitas embaladas pela popularidade das startups nos veículos de imprensa, mas outras nasceram realmente querendo resolver problemas reais, dando boas ideias. De qualquer forma, com o acúmulo de empresas, tornou-se fundamental se destacar.

Iniciar uma startup é muito fácil, mas fazê-la permanecer em atividade é difícil, além de demandar esforços e investimentos. Como os consumidores têm uma variedade muito grande de opções, acabam migrando de serviços muito rapidamente. Muitas vezes, eles mudam por encontrarem um serviço que aparentemente oferece mais benefícios, gera mais confiança ou apenas por curiosidade. Dessa forma, todo empreendedor deve se questionar como destacar sua startup no meio de tantas outras.

Abaixo listamos algumas dicas para ajudar na tarefa de colocar sua startup Saas no topo e destacá-la entre as concorrentes do mercado.

Seja o melhor em algo difícil

Você não precisa criar uma startup única em um mercado completamente novo para seguir esta dica. Basta saber onde seus concorrentes estão falhando. Com isso, crie uma solução que atenda os seus consumidores da melhor forma possível e seja o melhor em entregá-la. Para isso, conheça outras startups Saas, o que elas fazem, como fazem e descubra porque elas precisam melhorar. Jamais copie soluções, inove para fazer melhor.

Não é uma tarefa fácil e ninguém espera que seja. E é essa a razão da importância de ser o melhor na hora de realizar um serviço que é difícil de ser bem feito. É um ótimo caminho para se destacar no meio de outras startups. A grande maioria das empresas menores não possui, por exemplo, uma central de atendimento satisfatória ao cliente. Não é incomum ver dezenas de reclamações nas redes sociais.

A Zappos, startup líder de vendas de calçados online, aproveitou-se disso para criar o melhor atendimento ao cliente. Até hoje eles são famosos por indicar concorrentes para os seus próprios clientes caso não tenham um produto.

Invista em evangelização de clientes

Há diversas maneiras de se fazer marketing na internet, porém a mais comum é investir em anúncios. Facebook Ads e Google AdSense concentram os maiores investimentos de startups, fazendo com que a maioria dos anúncios se percam, misturados com o que o usuário realmente quer ver.

Com isso, começa a ganhar força a produção de conteúdo na internet. Blogs, Twitter, Facebook, YouTube, Instagram, entre outras redes sociais, se tornaram ferramentas para startups criarem fãs. Através de conteúdo especializado você atrai um público engajado com a sua marca e, portanto,  mais inclinado a pagar pelos seus serviços de software.

Crie uma política de confiança

Muitos empreendedores gastam o tempo da sua equipe para encontrar maneiras que incentivem seus usuários a clicar em botões de cadastro, de compra, de compartilhamento. Mas não são todas as startups Saas que se preocupam com a saída do usuário da base de clientes após o cancelamento da conta.

Se o seu serviço é pago, tenha uma política muito transparente e ofereça meios rápidos e confiáveis de cancelamento. Se possível, ofereça o dinheiro de volta ao consumidor. Não deixe seu usuário com dúvidas como se, após o cancelamento, o valor no cartão de crédito será cobrado novamente.

São pequenos detalhes que ajudam a destacar sua startup. Além disso, criam uma relação de confiança com seu usuário. Mesmo que ele não pretenda te abandonar, ele precisa saber que, se um dia sair, não haverá incômodo algum.

Há diversas outras maneiras de destacar sua startup no mercado, desde a forma como você se comunica com o seu público, até parcerias com outras empresas e clientes. Porém, é fundamental que o empreendedor conheça profundamente seu mercado para saber qual ação trará mais destaque.

Muitas startups falham nesse processo por acreditar que o que funciona em outros nichos, irá funcionar no dela. Não há problema em copiar uma estratégia, apenas é preciso entender que nem todas irão funcionar para sua startup Saas. Ou seja, se ser o melhor em algo muito difícil não ajudou, recomece por outra dica, até encontrar o caminho.

Para você, qual a melhor estratégia para destacar uma startup Saas?

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.