Dicas para aumentar as conversões no site da sua startup

conversãoO início de qualquer negócio online exige muito trabalho e também persistência. Mas é importante não confundir as coisas. Persistência não significa bater a cabeça na parede até ela quebrar e você poder continuar o seu caminho rumo ao sucesso. Isso se chama teimosia. Persistência é procurar as melhores portas. E caso não encontre, construa uma! É essa ideia que você deve ter em mente ao procurar formas de aumentar as conversões no site da sua startup, ou seja, busque por inovação.

Você vai continuar com a teimosia de fazer sempre o mesmo e esperar que as coisas melhorem, ou prefere persistir em outras estratégias para aumentar o lucro da sua startup Saas? Se você quer crescer e se destacar, seus serviços precisam chegar até mais clientes. Mas como conseguir mais usuários e, consequentemente, maior lucro? Uma boa maneira é aumentar as conversões através do site da sua marca!

Existem muitas práticas que podem ajudar a aumentar as conversões do seu negócio Saas. Confira algumas dicas que separamos para te ajudar a não bater mais com a cabeça na parede.

Desempenho do site é a base do seu negócio

Quando falamos em negócios online, estamos falando de uma plataforma baseada em tecnologia. O site da sua startup Saas é a base do seu negócio, assim como a estrutura física é a base do negócio de uma lanchonete, por exemplo.

Imagine que você queira comprar uma empada de frango para matar sua fome quando está na rua. Você entra numa lanchonete em que a vitrine dos salgados está suja e a lâmpada de aquecimento queimada. O atendente não usa touca, nem luvas. Você compraria a empada nesse lugar?

A mesma coisa acontece no negócio online. Se o servidor do seu site não oferece estabilidade, desempenho e segurança, você está afastando suas conversões como a sujeira afasta o cliente de uma empada. Otimize as imagens do seu site, invista na capacidade do servidor em receber acessos simultâneos, tenha um layout bacana, proporcione fácil navegação. Mantenha uma equipe de suporte qualificada para corrigir problemas rapidamente. Não se esqueça que seu site também carrega a identidade da marca, se ele estiver desleixado, passará a ideia de que seu serviço está no mesmo nível.

Tenha informações claras e precisas

Para que as pessoas utilizem a sua solução, elas precisam saber exatamente o que ela faz e também como ela irá ajudar quem a adquire. Comunique o seu serviço de forma clara e direta. Não faça rodeios na hora de explicar as funções dele e como estas são executadas. Lembre-se que quem está na internet, busca por informações claras e acessíveis. Ninguém perde tempo em um conteúdo confuso, sem nada a acrescentar.

Uma boa comunicação passa por uma série de ações que se complementam entre si. A grande vantagem da comunicação online é que, se ela for atrativa, o usuário irá navegar voluntariamente através do conteúdo do seu site. Por isso, é importante ser direto para que seu possível cliente não fique perdido em informações desnecessárias e pare de perder tempo no portal da sua startup. Você não precisa dizer tudo de uma só vez, distribua as informações em partes, mas coloque-as de forma que sejam facilmente encontradas.

Na página de entrada explique a ideia do negócio e apresente o serviço, isso deve ser suficiente para manter o interessado navegando. Separe categorias com títulos de fácil compreensão como “o que fazemos”, “formas de uso”, “depoimentos”, “perguntas frequentes”. Nesse momento, deixe a criatividade de lado e divida as informações de maneira que ao ler um título o usuário saiba exatamente o que irá encontrar.

Utilize vídeos

O consumo de vídeos na internet é crescente. As pessoas se acostumaram a consumir esse tipo de conteúdo e você pode utilizar isso a favor do seu negócio.

Produza vídeos tutoriais ou demonstrativos sobre o seu serviço. Pense também em colher depoimentos de clientes satisfeitos e mostrar casos reais de sucesso.

Fique atento às tendências para vídeos e não faça nada muito “caseiro”. Faça um roteiro e produza um vídeo que vá direto ao ponto, quanto mais rápido e direto melhor! Assim, você não corre o risco do possível cliente abandonar o vídeo antes de chegar ao detalhe que importa.

Se relacione com o cliente

Ofereça diferentes canais de comunicação para que sua clientela se sinta segura em fazer negócios com sua startup Saas. O primeiro passo é possuir um FAQ (Frequently Asked Questions) no seu site. Ele ajuda a filtrar as dúvidas básicas, melhorando a eficiência do atendimento.

Mantenha também um telefone de contato, um e-mail dedicado ao atendimento, um chat online, tudo sob o comando de alguém bem treinado e apto para sanar qualquer problema. Tudo isso ajuda seu negócio a se aproximar do cliente e fazê-lo ter confiança no seu negócio e também no seu site.

Divulgue sua página para o público certo

Claro que é importante que sua startup esteja presente nas redes sociais, mas sua presença online não pode estar somente lá. Aproveite o Facebook, Twitter, Youtube e outros canais para encontrar seu público e estabelecer uma comunicação direta com os possíveis clientes. Lembre-se de colocar em cada postagem um link para sua página.

Gere conteúdo relevante

Além de estar nas redes sociais, você pode manter um blog (que seja facilmente acessado através do seu site) da sua startup Saas. Escreva sobre as principais dúvidas, casos de sucesso com o uso de Saas, as tendências do mercado.

Isso faz com que os clientes tenham credibilidade diante do que você oferece, compreendendo que você conhece sobre o assunto!

Use estratégias de SEO

Não deixe que sua startup seja encontrada apenas nas redes sociais. A pesquisa nos grandes buscadores gera muitos acessos ao seu site. Mas você deve saber como indexá-lo! Utilize estratégias de SEO (Search Enginee Optimizaion, em português Otimização para Sites de Busca) para que clientes interessados em soluções semelhantes à sua encontrem seu site nas buscas.

Aprenda tudo sobre palavras-chave, saiba o que as pessoas estão procurando, produza conteúdo com títulos explicativos e diretos como “O que é Saas”. Conhecendo  e utilizando as estratégias de SEO, todas as dicas para aumentar as conversões serão efetivas porque o futuro cliente chegará até você!

Um site bem construído, simples de ser usado, rico em informações claras e facilmente encontrado nas buscas aumenta consideravelmente as chances de conversão!

banner_rodape

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.