Dicas de vendas para sua startup de saas

shutterstock_101018443O seu produto é excelente e super útil para várias empresas, certo? Então é hora de vendê-lo, fazendo com que as companhias o conheçam e acreditem no valor dele. Estratégias de marketing, boca-a-boca, publicidade, visitas aos clientes, tudo pode ser extremamente útil. Mas para fazer tudo isso, saiba por onde começar!

Defina seu público-alvo

Enquanto você criava a sua startup, com certeza já pensou no seu target. A partir dele, faça uma lista de seus prováveis consumidores, empresas e perfil de pessoas que possam ter interesse em adquirir seu serviço.

Separe-os por grau de importância pois os negócios mais rentáveis devem ser feitos antes, para garantir estabilidade financeira da sua solução SaaS. Os menos lucrativos podem ficar para depois. Porém, antes de contatar seu usuário, estude a fundo cada um dos nomes para que possa abordá-los da melhor forma possível e garantir uma boa aceitação da sua proposta.

Trace metas

Com a lista de clientes prospectados em mãos, elabore um cronograma de abordagem e cumpra-o. Determine quantos compradores é possível visitar por semana e vá até eles no melhor horário. Um almoço pode ser uma ótima solução para conquistar um espaço na agenda do seu cliente e, além de falar sobre o produto, é possível ainda estreitar relacionamento e criar uma amizade que vá além dos negócios. Clientes amigos são mais fiéis, acredite.

Personalize as estratégias de venda

Para cada um dos seus focos de venda (pessoas físicas ou jurídicas, por exemplo) determine estratégias diferenciadas, levando em conta as necessidades individuais de cada um. Mostre para o seu cliente como o seu produto é perfeito para ele e como irá sanar aquele problema específico que possui. Em todo tipo de venda, o consumidor precisa se sentir único e para isso precisa ser bem atendido. Nada é pior do que abordar um gerente de TI de um banco com uma apresentação para e-commerces, por exemplo. Não dê bola fora!

Conheça seu mercado

Com certeza, você conhece bem o seu mercado consumidor, pois fez inúmeras pesquisas durante a elaboração e estruturou seu plano de negócios. Mas é importante sempre se manter atualizado e antenado com as novidades.

Você é a solução para os problemas dos seus clientes e não pode ser surpreendido por novas informações sobre seu próprio ramo de negócios. Leia os mesmos sites, revistas e jornais que o seu potencial consumidor lê, desta forma, além de se manter informado, você cria assuntos em comum, importantes para manter uma conversa durante as negociações.

O cliente é o melhor meio de divulgação

Seu maior aliado na construção da base de clientes para sua startup é… Seu próprio cliente! Ele está em contato com pessoas com interesses similares a ele que podem ter a mesma necessidade, então se ele estiver satisfeito com o seu produto com certeza irá recomendá-lo para outras pessoas. E quando a sugestão parte de um conhecido a possibilidade que o outro passe a ser cliente da sua startup é bem maior, além de você poupar esforços visitando e apresentando sua solução.

Aproveite seus clientes satisfeitos para incluir depoimentos na sua home, eles certamente ajudarão nas vendas.

Wallet share

Existem duas possibilidades para aumentar suas vendas, a primeira é conquistar mais clientes (o que já vimos acima) e a segunda é conhecida como Wallet Share, que significa vender mais para a mesma pessoa. Se a sua solução SaaS estiver disponível na versão gratuita e premium, por que não fazer com que alguém que já use e goste do seu produto passe a pagar por ele? Dê uma atenção especial para seus usuários gratuitos e convença-os a fazer uso das demais funcionalidades do produto.

Anuncie seu produto no canal certo

As redes sociais possuem poder de segmentação e alcance de audiência que podem trazer ótimos resultados com pouco investimento. Por que não usar isso a seu favor? De acordo com o perfil dos seus clientes em potencial, escolha o canal adequado e comece a traçar sua estratégia de divulgação. Não se esqueça de utilizar promoções para aumentar ainda mais o alcance.

Conhecer o cliente e oferecer o que ele precisa é a chave para alcançar ótimas vendas. Coloque nossas dicas em prática e volte aqui para nos contar como foi!

banner_rodape

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.