Dicas de SEO para sua startup

mkt4SEO (Seach Engine Optimization) ou Otimização de Sites é um conjunto de estratégias para posicionar organicamente o seu site ou blog em buscadores. Isto significa que as técnicas são utilizadas para fazer com que uma ou mais páginas do seu website sejam encontradas pelos internautas em suas buscas.

Estudos apontam que em torno de 75% dos internautas preferem em suas buscas resultados orgânicos a patrocinados, como o Google Adwords. Por isto, trabalhar por um bom posicionamento do seu site pode fazer toda a diferença para a sua startup. Mas você sabe o que fazer para otimizar o seu site e estar bem ranqueado nos maiores buscadores da Internet? Confira as nossas dicas!

Conheça seu público

Entender quem é e o quê o seu público anseia é fundamental para construir suas estratégias de SEO. Quem são são os clientes que a sua startup almeja? O que estes clientes buscam? Se você fosse um cliente em potencial, como procuraria pelos produtos e/ou serviços que a sua empresa oferece?

A melhor forma de identificar isto é analisando os dados dos seus clientes atuais e anotar as respostas para perguntas acima.

Analise o seu mercado e os seus concorrentes

Assim como o seu público, é importante analisar o seu mercado de atuação e os seus concorrentes mais significativos. O primeiro passo é definir quem são esses concorrentes e como eles se posicionam no mercado. Com quais canais de comunicação eles trabalham? Estão em redes sociais? Quais? Têm um blog? Que tipo de informação e conteúdo eles disponibilizam?

Nesta pesquisa vale a pena identificar também o posicionamento digital de cada um deles. Quais as palavras-chave trabalhadas por eles? Para obter esta informação basta acessar o código fonte do site. É fácil, rápido e pode norteá-lo quanto ao seu negócio.

Defina suas palavras-chave

A definição de palavras-chave é importante tanto para classificar suas páginas quanto para a elaboração do conteúdo estático (informações sobre a sua empresa, produtos e serviços). Esta definição também ajudará na produção de conteúdo dinâmico, como artigos para o seu blog.

Para definir as palavras-chave de trabalho faça uma pesquisa com algumas pessoas de sua empresa identificando o que você procuraria nos buscadores para encontrar a sua startup, produtos e/ou serviços. Liste-as juntamente as palavras identificadas no código do seu concorrente.

O próximo passo é identificar palavras relacionadas que podem ser usadas em sua estratégia. Para isto você pode utilizar a UbberSuggest, uma ferramenta que trará sugestões de termos conforme o seu interesse. Você busca por um termo genérico e a ferramenta mostra sugestões de termos específicos (calda longa).

Com a relação de palavras-chave em mãos, o próximo passo é analisar o índice de procura por estas palavras e termos. Para isto você pode utilizar a ferramenta Keyword Tool do Google. Quanto maior o volume de buscas, melhor e menor é a concorrência, e melhor será para a sua definição.

Determine Title, meta tag, description

Cada página contém um tipo de informação distinta. Por isso, a definição do título (title), palavras-chave (keywords) e descrição devem ser únicas.

Dentre as palavras-chave listadas você deve identificar qual se adapta melhor a estas páginas.

Tenha uma url por página

Para facilitar a nevagação, compartilhamento e encontrabilidade é fundamental que cada uma das suas páginas tenha uma url própria. Sem uma url seu conteúdo pode ficar escondido dos buscadores.

Foque na usabilidade

Quanto menos cliques, mais fácil de navegar. Quanto melhor distribuídas as informações do seu site, mais atrativo é para o leitor. Por isso, evite informações e imagens em excesso e opte por um layout mais limpo e com cores claras para não confundir ou assustar o seu cliente. Lembre-se que um mapa do seu site apenas será necessário se a nevegação for dificultada.

Seja social

Disponibilize plugins sociais em seus sites fomentando a interação do seu público e o compartilhamento de informações através de indicações por email, opções “curtir”, “compartilhar”, “tuitar”. Quanto mais social o seu site for, melhor será para a divulgação da sua startup.

Desenvolva uma estratégia de Link Building

Link Building é a prática de distribuir links pela rede que direcionem ao seu site. Trabalhar com o envio de releases (assessoria de imprensa) para veículos online, utilizar redes sociais, produzir conteúdo relevante que servirá como fonte para outros sites e guest posts são alguns dados exemplos que podem ser utilizados em sua estratégia.

O conteúdo é a alma do negócio

Muito pouco adiantará se você não disponibilizar conteúdo relevante aos seus clientes. Por isto, desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo (content marketing) é fundamental.

Notícias sobre o mercado, dicas, guias e tutoriais para os seus clientes. Você deve definir qual será o posicionamento da sua empresa e utilizar o conteúdo como agregador de valor. Isto aumentará os acessos ao seu site e também o tempo de permanência do cliente neste, que é fundamental para a indexação. Produza conteúdo autoral incluindo palavras-chave. O seu cliente potencial ganha informação relevante, o seu site é bem visto pelos robôs dos buscadores e você ainda pode conquistar um público maior com o seu conhecimento.

Agora que você já sabe os aspectos mais importantes considerados pelos robôs dos mecanismos de busca, que tal revisar o seu site e começar a alinhá-lo com as nossas dicas? Caso tenha ficado alguma dúvida ou você conheça alguma estratégia que esquecemos de citar, não deixe de compartilhar conosco nos comentários!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.