Dicas de email marketing para startups

Por Diego Contezini
Publicado em 11 de junho, 2013 | Atualizado em 1 de fevereiro, 2021

Seja para alavancar índices de conversão em acessos e vendas ou trabalhar estratégias de relacionamento com o cliente, com muito planejamento e baixo custo é possível obter excelentes resultados com uma estratégia de e-mail marketing.

Para que você consiga extrair todo o potencial da ferramenta, separamos algumas dicas essenciais para o desenvolvimento de campanhas de e-mail marketing eficientes para a sua startup. Confira!

Construa uma base de clientes segmentada

Foi-se o tempo em que se praticava a compra de listas de e-mails. A construção de uma base com audiência segmentada é fator responsável pelo sucesso das suas campanhas. Por isso, invista em estratégias que assegurem o preenchimento de dados pelos seus clientes em potencial.

Disponibilize formulários de cadastro em todos os meios de comunicação da sua empresa, produza conteúdo relevante em “troca” deste preenchimento e alimente sua base com os cartões de visitas recebidos e listas de prospecção.

Além disso, organize as suas listas conforme as estratégias de captação do seu negócio. Pode ser por região geográfica, segmento de mercado ou até mesmo porte. Desta forma será possível trabalhar os disparos de email marketing de forma segmentada.

Crie títulos atrativos

O título ou assunto é decisivo para impulsionar a abertura deste email. Por isso, seja criativo e utilize neste campo palavras que instiguem o seu cliente.

Beleza é fundamental

Um layout profissional é importante para atrair a atenção dos clientes que abriram os seus e-mails. Com um visual pouco apresentável ou mal diagramado as possibilidades de leitura do conteúdo pelo seu cliente podem ser reduzidas, bem como a imagem da sua empresa que pode ser considerada, assim como o layout, informal ou de baixa relevância.

Disponibilize conteúdo relevante

Nada de enviar apenas as ofertas de produtos e serviços da sua empresa. No contexto atual “o conteúdo é rei”. Ele será um dos fatores consideravelmente responsáveis pela construção da percepção da sua marca em seu mercado de atuação, de uma relação de confiança junto ao seu cliente potencial e da retenção do mesmo.

Invista em estratégias de conteúdos relevantes a sua audiência. Mescle informações autorais, de mercado, curiosidades e incremente com banners de seus produtos e serviços.

Trabalhe com links para leitura do conteúdo

Não entregue o seu conteúdo “de bandeja” por e-mail. Envie e-mails que contenham links direcionados ao seu site ou blog, aumentando as taxas de conversão de acessos a sua página e possibilitando seu leitor explorar tudo o que a sua empresa tem a oferecer.

Cuidado com o tamanho do arquivo

Quando falamos sobre o tamanho do arquivo, dois aspectos devem ser considerados. O primeiro é a quantidade de conteúdo e a diagramação deste, que pode ocasionar um e-mail extenso e desestimular a leitura. Já o segundo aspecto condiz ao peso da imagem para os servidores de e-mail. Por isto ter um profissional especializado no desenvolvimento do arquivo pode fazer toda a diferença.

Estabeleça uma frequência de envio

A frequência ideal é definida pela sua empresa. A capacidade produtiva da área ou profissional responsável pela elaboração do conteúdo e a demanda, constatada através das análises dos disparos, deve ser levado em consideração para a decisão.

Para iniciar a sua campanha trabalhe disparos mensais. Desta forma você não será inconveniente lotando a caixa de e-mail dos seus clientes e começará a acumular dados importantes  para otimizar a frequência dos envios.

Invista em uma plataforma para envio

Nada de enviar os e-mails pelo seu endereço de trabalho. São vários os argumentos para isto, como a possibilidade de ser considerado SPAM pelos servidores e você não conseguir dar continuidade a negociação com o seu endereço.

Além disso, ao investir em uma plataforma para disparos você terá acesso a dados de abertura e cliques, o que facilitará a otimização de sua campanha, seja em conteúdo ou em frequência.

Drible o anti-spam

Antes de iniciar os disparos realize testes com os provedores de e-mail mais comuns para verificar a aceitação do seu conteúdo por estes. Evite palavras como “promoção”, “clique aqui”, “urgente”, “compre”, “grátis”  e procure se informar sobre as regras para disparo de e-mail marketing.

Tenha um canal Opt-out

Os seus clientes devem ter livre arbítrio para o recebimento das mensagens. Por isso você deve disponibilizar em todos os e-mails enviados um canal de Opt-out, link para que o cliente consiga retirar o seu endereço eletrônico da lista da sua startup. Além de ser uma prática amigável é também exigida dentre as regras para disparo de e-mail marketing.

Mensure os disparos

Fique atento aos indicadores de desempenho! Ela trará dados para análises importantes para a otimização das suas campanhas. Por isso acompanhe os relatórios de envio ao término de cada disparo.

Preparado para incrementar as estratégias da sua startup com campanhas de e-mail marketing? Não se esqueça de compartilhar nos comentários as suas dúvidas, dicas e as suas experiências com esta estratégia. Até a próxima!

No Asaas você tem emissão automática de notas fiscais