Dicas de Adwords para sua startup

Google-adwords-logo-1Entender os mecanismos de busca do Google é essencial para quem quer mais visibilidade tanto para sua startup SaaS, como para qualquer tipo de empresa que quer marcar presença na internet.

Quem já utiliza a ferramenta Adwords sabe que, neste setor de marketing digital, quem escolhe as palavras-chave mais eficientes vai predominar em termos de audiência. O mecanismo funciona porque direciona o seu anúncio para quem já está interessado, conforme o internauta digita as palavras que você escolheu no buscador do Google.

Os benefícios do Adwords

Além de permitir, portanto, que você atinja seu cliente de uma forma simples, a ferramenta ainda se encaixa em qualquer orçamento, pois o pagamento é realizado por cliques. Se o consumidor não clicou na sua propaganda, você não paga. Outra facilidade é quanto à personalização do seu negócio – o anúncio pode ser formatado de diferentes maneiras (gráficos, imagens, links, etc) e segmentado para idiomas, público, horário e locais geográficos específicos.

Estes são os benefícios iniciais para quem utiliza o Adwords. No total, há muitas vantagens e as startups SaaS devem tirar proveito delas em estratégias de alcance do público. Porém, sempre é possível otimizar o uso e gerar ainda mais resultados para a sua campanha. Basta estar atento às dicas e novidades desse recurso.  Para isso, o próprio Google divulga cursos online, promove hangouts no Google+, disponibiliza tutoriais no YouTube e atualiza seus clientes do Adwords no blog. Compilamos aqui algumas sugestões para dominar as características inovadoras do serviço e alavancar sua campanha. Confira:

Monte uma boa estratégia de keywords

Se você já trabalha com a ferramenta Adwords, mas ainda não ficou totalmente satisfeito com o resultado, talvez você precise rever suas palavras-chave. Este é o primeiro passo para preparar o seu marketing digital com a ajuda do Google. Tente pensar como o seu cliente pensaria se fosse procurar pelo seu produto ou serviço na internet. O que ele digitaria no buscador?

Para ter sucesso nesta elaboração de palavras-chave, é preciso conhecer muito bem o negócio de softwares como serviço e o tipo de cliente com o qual você está lidando. Você também pode pesquisar a sua concorrência e detectar quais palavras eles estão utilizando (para elaborar termos ainda melhores, é claro).

Se você acha que o nicho de mercado já está saturado e que você tem poucas chances de sucesso com as suas “palavras mágicas”, muita calma. A boa notícia é que a tendência não é o clique em palavras genéricas. Por isso, quanto mais específico você for e mais filtros você utilizar, mais chances têm de efetividade do seu anúncio, mesmo que a concorrência já tenha “monopolizado” os termos nos quais você pensou. Portanto, o recurso serve tanto para microempresários como para multinacionais.

Para completar esta tarefa tão importante, o próprio Google Adwords te ajuda a encontrar boas opções. Há outros serviços especializados em definir as sentenças que mais valem a pena para o seu negócio, como o Keywords Discovery, que possui versão gratuita para testes.

Considere o seu nicho de mercado

Investir em palavras genéricas é um perigo. Ninguém quer desperdiçar o dinheiro pago pelo clique, portanto, seja específico na hora de definir o seu serviço no Adwords. Use o filtro de localidade, planeje seus anúncios para aparecem onde há gente que precisa deles, e não inclua a palavra “software” se você vende softwares de gerenciamento, por exemplo. Neste caso, todos que estão procurando por aplicações de software clicarão em seu anúncio, mas poucos comprarão de fato, porque você não especificou que trabalha com softwares de gerenciamento.

Crie um anúncio em gráfico

Já dizia o bordão “uma imagem vale mais do que mil palavras”! Se a sua startup está começando e ainda não tem condições de pagar um designer para criar anúncios de marketing, a dica é utilizar o próprio Adwords para criar banners em flash e atingir ainda mais público com imagens direcionadas para a estratégia da sua campanha.

Na sua conta do Adwords, clique em “campanha”, depois em “anúncios”, “novo anúncio”, e finalmente em “criador de anúncios gráficos”. O Google oferece uma série de templates prontos que variam conforme a sazonalidade da campanha (anúncio de férias, verão, natal, etc), basta escolher uma categoria no lado esquerdo da tela. Pronto! Agora é só criar o texto e definir as características da campanha como de costume (público-alvo, canais de veiculação, etc). Conforme você edita seu banner, fique atento ao formato da imagem, e sempre teste antes para verificar a disposição do conteúdo.

A sua startup tem um case de sucesso em Adwords? Conte para gente nos comentários! Fique atento a mais sugestões para aprimorar a sua relação com o marketing na web sem complicações!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.