Confira as 7 principais dicas de administração para empreendedores

Por Diego Contezini
20 de novembro, 2020

Ser um empreendedor de sucesso não exige formação específica. É preciso, no entanto, ter dedicação, conhecimento do mercado e capacidade de tomar decisão para encarar os desafios. Também é interessante ter o apoio de algumas dicas de administração.

Com as orientações certas, você saberá como estruturar seu negócio e alcançar os resultados desejados com maior segurança. Essa é uma forma de reduzir os riscos e de melhorar o potencial de atuação.

A seguir, veja 7 dicas de administração que são imperdíveis para os empreendedores!

1. Mapeie os processos do negócio

O primeiro passo consiste em fazer um diagnóstico da situação, para entender quais são as oportunidades e onde estão as ameaças. A melhor maneira de fazer isso é por meio de um mapeamento de processos.

De forma simples, isso consiste em entender quais são as etapas e tarefas executadas no negócio, desde o começo até a venda final para o cliente. Então, é preciso entender os procedimentos de cada setor e como eles se relacionam.

Pense na conexão que existe entre setor de vendas, de compras e de estoque. Tudo começa com o setor de compras, que adquire os produtos com os fornecedores, certo?

Quando o pedido é entregue, tudo passa a ser mantido em estoque, aguardando a venda, que acontece no setor comercial. Se um desses pontos falhar, os demais serão afetados.

O mapeamento permite entender isso e é como se fosse uma espécie de análise das “engrenagens” que fazem o negócio funcionar.

2. Monte um plano de ação para eliminar gargalos

O mapeamento de processos também traz um resultado importante: a identificação de gargalos. Esses elementos são pontos em que ocorrem perdas, desperdícios ou falta de aproveitamento do potencial do negócio.

Se a empresa tem perdido vendas porque o estoque está constantemente desabastecido, por exemplo, é sinal de que existe um gargalo na parte logística. Somente com a correção dessa questão é que será possível atingir bons resultados.

Então, após a identificação de gargalos, é preciso criar um plano de ação para eliminá-los. É fundamental entender quais são as razões para eles acontecerem, para que a atuação seja efetiva.

Vale a pena definir estratégias e mudanças específicas, bem como indicadores que ajudem a acompanhar os resultados. Desse modo, é possível transformar a situação do negócio e alcançar outro patamar de desempenho.

3. Estruture novos processos e fluxos

Por falar nas mudanças, é interessante repensar os processos que existem. Com o plano de ação para eliminar gargalos, isso já começa a se concretizar, pois é preciso resolver os problemas que causam as dificuldades e as perdas.

No entanto, é possível ir além e mudar completamente algumas etapas. Você pode pensar em meios de tornar um fluxo de processos mais simples e direto, com a retirada de etapas burocráticas. Assim, é possível ganhar eficiência e até lucratividade.

Também é preciso considerar as possibilidades em relação à evolução de processos. Automatizar certas tarefas, por exemplo, melhora a produtividade e incrementa os resultados. Mais à frente, neste artigo, você entenderá como é possível realizar essa transformação específica.

4. Fique de olho nas finanças

Acertar na gestão financeira é uma das dicas de administração mais relevantes para empreendedores. Afinal, você precisa da quantidade certa de recursos para financiar atividades e realizar investimentos, por exemplo. Por outro lado, um gerenciamento inadequado pode levar à falta de dinheiro e a problemas com a atuação geral.

Nesse sentido, vale a pena registrar e acompanhar todas as movimentações. Com o uso do fluxo de caixa, por exemplo, é possível identificar o que entra e o que sai da empresa. Assim, você pode checar se os valores estão de acordo com o previsto.

Também é o caso de pensar em alguns aspectos, como a precificação, a lucratividade das operações e a destinação de recursos para investir em melhorias. Assim, fica mais simples alcançar os objetivos de negócio.

5. Contrate as pessoas certas

Para dar conta da administração, você não precisa fazer tudo sozinho ou saber de tudo. Em vez disso, basta contar com o apoio de profissionais adequados e que possam usar seus talentos corretamente.

Por isso, a gestão de pessoas, como é chamada, também é bem importante. Tenha cuidado ao recrutar talentos para o seu negócio, pois o ideal é ter o suporte de pessoas preparadas. Um bom contador, por exemplo, consegue definir melhor as movimentações e ajuda a administrar os recursos.

Além de contratar corretamente, faça treinamentos periódicos. Eles ajudam a qualificar o time e permitem que a performance esteja em desenvolvimento contínuo.

6. Tome decisões com base em dados

Como empreendedor, você é o principal responsável por definir quais caminhos a sua empresa deve trilhar, certo? Para aumentar as chances de acerto, o ideal é que essa tarefa não aconteça de maneira imediata.

Simplesmente reagir de modo imediato a um cenário ou tomar uma decisão por impulso não é uma boa alternativa. Como não trazem a visão completa da situação, essas medidas podem esconder riscos e dificuldades.

Por isso, o melhor é basear a sua tomada de decisão em dados. Priorize as informações corretas e completas, desde a gestão financeira até a análise de mercado. Como consequência, as chances de decidir errado ficam menores, pois há um panorama da situação.

7. Invista em softwares de gestão

Já pensou poder tornar a sua atuação como empreendedor mais simples e eficiente? Pois saiba que isso é possível com a ajuda da tecnologia. Os recursos certos, inclusive, podem tornar a sua atuação muito mais precisa, lucrativa e produtiva.

Uma das formas de obter esse desempenho é com o investimento em softwares de gestão. Trata-se de uma escolha ideal para automatizar certas funções, como o registro de pagamentos e recebimentos.

Também é possível investir em soluções específicas, como na hora de gerar boletos e realizar cobranças. Com a ajuda da tecnologia, será muito mais fácil realizar esses processos.

Com essas dicas de administração, a sua atuação como empreendedor será mais adequada. Principalmente, é uma forma de aumentar o potencial do seu negócio e de diminuir os riscos associados.

Este conteúdo foi útil? Como empreendedor, usar bem o seu tempo é fundamental. Por isso, veja 5 dicas para realizar uma gestão de tarefas adequada no cotidiano.