Ícone do site Blog de finanças, tecnologia e negócios

Como o core banking afeta a sua empresa? Definição + funcionamento

Empresários de uma instituição financeira debatendo informações do banco, enquanto discutem mudanças no core banking.

Você já se sentiu frustrado com a demora para um Pix cair ou com a incerteza sobre o seu saldo em um banco tradicional? Essa sensação é fruto de um sistema bancário que nem sempre acompanha o ritmo da sua vida.

É exatamente para eliminar essas dores e garantir que suas transações sejam rápidas, seguras e transparentes que existe uma arquitetura robusta por trás: o core banking.

Como CTO do Asaas, minha paixão é criar tecnologia que inspire confiança e segurança. E, como somos uma fintech, o core banking faz parte desta evolução. Neste guia, vou te explicar tudo o que sei sobre o conceito e como ele vira o jogo de diversas empresas. Vamos lá?

O que é core banking e quais são as suas definições?

Em inglês, a sigla “Core” se refere à Centralized Online Real-time Environment, que em português, significa “ambiente centralizado em tempo real on-line”. Quando associado ao termo “banking”, reforça a ideia de um sistema que concentra processos e operações financeiras de instituições.  

Para melhorar o seu entendimento, em termos simples: o core banking concentra todas as funções financeiras mais importantes de um banco ou fintech, armazenando e processando as informações de forma precisa e segura.

Essa infraestrutura lida com as operações fundamentais, como:

Qualquer atividade que envolva movimentar ou gerenciar dinheiro na sua conta, como a emissão de boletos, o recebimento de pagamentos por cartão ou a consulta de um extrato, necessita desse sistema. 

Ou seja, o core banking é o que permite você tenha liberdade no acesso de suas informações financeiras, independente se a agência é física ou digital. 

Mas não para por aí. Embora muitos confundam, o core banking não é a mesma coisa que o banking as a service (BaaS). Calma, que vou te explicar mais sobre isso! 

Tem diferença entre Core banking e BaaS?

Se você já confundiu os conceitos, saiba que isso é muito comum. 

Você precisa entender que o core banking é a infraestrutura central que sustenta todas as operações bancárias. É o sistema que registra e processa transações, controla contas, administra saldos, calcula juros e assegura conformidade regulatória. 

Traçando um paralelo mais fácil de entender, o core banking é como o “motor” de um carro. Ele que garante seu funcionamento. No contexto financeiro, ele proporciona a movimentação segura e correta do seu dinheiro. Sem um core banking sólido, nenhuma operação financeira se sustenta.

Já o Banking as a Service (BaaS) é um modelo de oferta que se apoia justamente nesse core banking, mas o leva a outro nível

A ideia desse conceito é compartilhar essa infraestrutura com outras empresas, para que elas consigam usar serviços financeiros por meio de integrações via API

Com o BaaS sua empresa pode oferecer soluções como contas digitais, cartões, Pix ou crédito sem precisar construir toda a base bancária do zero.

Aqui no Asaas, o que fazemos é unir as duas frentes: temos um core banking moderno, estruturado e seguro, ao mesmo tempo em que disponibilizamos serviços de BaaS.

A ideia com isso é que nossos parceiros criem soluções financeiras customizadas em cima da nossa base já consolidada.

Como o core banking transforma as operações do negócio?

Já entendemos que o core banking atua em todas as pontas de uma instituição financeira, certo? Agora, vamos partir para a parte prática, a do funcionamento. 

O funcionamento do core banking deve ser fluido e contínuo, com registro, validação e atualização de dados financeiros, em tempo real. Isso acontece simultaneamente com outras transações financeiras. 

Embora seja um fluxo “invisível” para você, são diversas etapas que acontecem nos bastidores, que compõem seu funcionamento

Ainda que o core banking se refira ao sistema bancário como um todo, é possível explicar seu funcionamento da seguinte forma:

Esse fluxo garante que todo o processo de uma instituição financeira aconteça com precisão e segurança.

Aqui no Asaas, a 31ª instituição de pagamento regulamentada pelo Banco Central, desenhamos esse processo para que fosse escalável e transparente. 

Imagine a frustração de um empreendedor que precisa emitir boletos, mas o sistema do banco é lento e burocrático. Ele perde tempo, dinheiro e, o pior, a confiança do cliente. Com um core banking moderno, como o do Asaas, essa realidade muda completamente.

Por que utilizar uma boa estrutura de core banking?

Aqui está o ponto que pouca gente comenta: o core banking pode ser tanto um acelerador quanto um freio para o crescimento. E o que isso quer dizer?

Você já se sentiu preso a sistemas antigos, que parecem ter parado no tempo? Em muitos bancos tradicionais, essa é a realidade: utilizam uma estrutura de core banking com 20 ou 30 anos, verdadeiros ‘dinossauros’ tecnológicos. 

Eles funcionam, mas em um sistema de blocos gigantes e inflexíveis. Qualquer inovação, por menor que seja, vira um problema de meses de desenvolvimento e custos altíssimos. 

O resultado? Empresas que utilizam instituições com este desenvolvimento, chegam atrasadas ao mercado, por dependerem de frequentes atualizações.

Do outro lado, fintechs constroem uma base sólida desde o início, sem abrir mão da velocidade. Assim, oferecem sistemas que escalam com integrações eficientes. 

Mesmo que o seu cliente não enxergue isso diretamente, ele vai sentir o impacto na experiência de uso. Ou seja, com rapidez nos serviços e mais opções de aplicação.

É isso que vai acontecer ao escolher o Asaas. Você vai usufruir não só da estrutura o backoffice financeiro (emissão e gestão de cobranças, liquidação de recebíveis, Pix, boletos, cartões), como também da API de pagamento e outras automações.

A tecnologia disponível no core banking do Asaas pode te ajudar

Se você iniciou o seu processo de bancarização, pode estar enfrentando uma barreira tecnológica: a estruturação dos serviços financeiros, sem comprometer a sua operação principal. 

E se esse é o seu caso, não se preocupe, no Asaas, a nossa estrutura conta com um core banking moderno, com muitas funcionalidades que você usa diariamente. 

Para facilitar a sua cobrança por Pix, por exemplo, nosso core banking garante que o QR Code seja gerado instantaneamente e que a compensação ocorra em tempo real. 

Um caso que vi que se beneficiou do uso do nosso core banking foi a Devzapp. Antes do Asaas, enfrentava desafios de gestão. Mas, contando com a agilidade dos nossos serviços, automatizou seu sistema financeiro utilizando nossos recursos. 

Por meio do BaaS, você terá segurança regulatória e escalabilidade comprovada por meio de nossa API de pagamentos, que simplifica integrações. Nossa infraestrutura permite que você lance novos serviços rapidamente.

Isso significa que você não precisa escolher entre estabilidade e inovação: você terá os dois. O core garante a solidez da operação, enquanto o BaaS dá liberdade para construir produtos financeiros sob medida, seja para fidelizar seus clientes, ampliar receita ou expandir o seu negócio.

Quer ver na prática como a agilidade e segurança do nosso core banking podem transformar suas operações? Conheça os demais serviços da API de pagamentos do Asaas.

Sair da versão mobile