Conheça 5 maneiras de aumentar sua produtividade!

Business graph with rising arrow

A falta de concentração e a necessidade de otimizar o tempo fazem com que muitas pessoas busquem formas de aumentar sua produtividade. Mas como? Como render mais no trabalho e completar satisfatoriamente suas tarefas no menor tempo possível? Esse é um questionamento especialmente relevante para profissionais autônomos e empreendedores individuais, que contam apenas com seu trabalho e suas capacidades organizacionais para completar projetos e concluir com êxito a prestação de seus serviços. Pensando nisso, resolvemos listar aqui neste post 5 maneiras práticas para que você consiga aumentar sua produtividade. Então confira:

Elimine todas as distrações

As distrações são o principal empecilho à realização produtiva e eficiente de tarefas. O principal problema é que, atualmente, essas distrações têm se multiplicado em progressão geométrica. Tem-se que ignorar a presença de celular, whatsapp, redes sociais, e-mail, TV, colegas e familiares para se conseguir focar totalmente no que precisa ser feito.

Por essa razão, principalmente se você trabalha em casa, é importante tentar eliminar ao máximo essas distrações. Evite trabalhar em ambientes com grande circulação de pessoas, desligue rádio, TV, celular e outras potenciais fontes de desatenção. Uma dica para aumentar a concentração — e consequentemente obter maior produtividade no trabalho — é providenciar a ambientação com a utilização de música clássica ou de sites e aplicativos como o Rainy Mood. Faça o teste!

Descubra o auge da sua produtividade

Algumas pessoas parecem se concentrar melhor à noite, enquanto outras trabalham melhor na parte da manhã. É importante refletir sobre as horas de melhor rendimento profissional para você, para organizar sua agenda e as atividades relativas àquele horário, remanejando para esse período aquelas tarefas que exigem uma maior concentração. Essa é uma forma de aumentar sua produtividade em vez de lutar contra características pessoais que, se ignoradas, podem acarretar em uma queda vertiginosa da qualidade do trabalho.

Faça pausas programadas

As pessoas normalmente ignoram a potencialidade decorrente de uma pausa programada em períodos de intenso trabalho. Quanto mais organizado for seu tempo de trabalho e de descanso, melhor o aproveitamento em ambos os períodos.

Se você realiza, por exemplo, uma pausa de 15 minutos a cada 1 hora e meia de trabalho, terá maior incentivo para trabalhar melhor durante esses 90 minutos de foco, bem como poderá aproveitar sem estresse seus merecidos 15 minutinhos de descanso. Essa dica também vale para aquelas pessoas que costumam levar trabalho para casa e para os finais de semana afora.

Separe ao menos um dia da semana para se ver livre de trabalho e evite trabalhar em horas não designadas para esse fim. Essa separação entre contextos é extremamente importante para não comprometer sua produtividade.

Crie listas diárias de tarefas

Seja em uma agenda ou em um caderno de anotações, tenha sempre uma lista de tarefas para cada dia de trabalho. Essa é uma maneira de organizar seus projetos prioritários, não perdendo prazos e considerando o total de atividades a serem realizadas no dia. A dica é fazer essa relação no formato de checklist, por meio do qual é possível marcar quais tarefas já foram realizadas e quais ainda estão pendentes.

Estabeleça metas

É importante ressaltar que as metas não se confundem com as tarefas diárias da recomendação anterior. Metas são objetivos mais amplos, mais abrangentes, que geralmente estão relacionados a seu trabalho, suas realizações profissionais e sua carreira, servindo como um incentivo ao cumprimento de suas tarefas diárias. Não deixe de estabelecer metas ambiciosas, que representem efetivo desafio para você, mas também é necessário que elas sejam realistas, para não acarretarem uma frustração excessiva em caso de não realização.

E então, pronto para voltar ao trabalho? Siga nossas recomendações e aproveite os resultados! Ainda tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe aqui seu comentário e compartilhe suas impressões e experiências conosco!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.