Confira 7 vantagens do pagamento de boleto online

confira-7-vantagens-do-pagamento-de-boleto-online.jpeg

 

Gerenciar sozinho um negócio nunca é uma tarefa simples. E uma das principais dificuldades está, sem dúvida, na hora de receber o pagamento pelo serviço prestado ou pelo produto vendido. As opções do mercado nem sempre são fáceis e os custos podem ser bem altos.

Uma opção que tem sido muito usada é o boleto online, um sistema simples e rápido, que traz muito mais segurança aos clientes e benefícios para o empresário. Você ainda não sabe quais são as vantagens do boleto online? Então continue a leitura e saiba tudo sobre esse assunto!

O que é e como funciona o boleto online?

O boleto bancário é um método de pagamento bastante comum no Brasil e funciona como uma forma de cobrança que pode ser paga em qualquer estabelecimento conveniado ou banco até a data de vencimento indicada.

Esse tipo de cobrança pode ser emitido tanto por empresas como por pessoas físicas (ou seja, empresários que não possuem CNPJ). Nesse último caso, é preciso que a pessoa física possua uma conta em banco.

É possível emitir boletos com ou sem registro e ainda um boleto avulso ou vários, como uma espécie de carnê. Além da emissão via carteira, pelos bancos, outra opção para a emissão dos boletos é o uso de sistemas online.

Esses métodos são bem rápidos e simples, mostrando as várias vantagens do boleto online. Alguns ainda possuem outros benefícios, como o envio de um SMS para o cliente avisando sobre o boleto, a possibilidade de os consumidores pagarem com cartões de crédito e débito e o controle mais preciso sobre os pagamentos.

Quais as vantagens do boleto online?

Agora, que você já entendeu um pouco mais sobre o funcionamento, que tal ver algumas vantagens do boleto online? Confira.

1. Mais economia

Quando comparado com outros métodos de cobrança, como as maquininhas de cartões, o boleto bancário é muito mais econômico. Em geral, as máquinas de cartão cobram uma taxa em torno de 6% sobre o valor da venda, além de você ter de pagar o aluguel do equipamento, o que acaba reduzindo a margem de lucro.

Se você realiza as cobranças via boleto online, não precisa ter de lidar com esses valores abusivos e o cliente poderá escolher como pagará, com dinheiro, com cartão de débito, de crédito e assim por diante.

Quando comparado com outros métodos de cobrança, o boleto bancário é muito mais econômico, já que os custos com a transação costumam ser mais baixos e você poderá oferecer preços mais competitivos aos clientes.

2. Compensação mais rápida

Quem não quer realizar uma venda e receber rapidamente por ela? Novamente, as maquininhas de cartão podem ter um tempo grande de espera, principalmente no caso das vendas com cartões de crédito — nas quais o lojista pode demorar até 30 dias para receber o dinheiro.

Os boletos online, contudo, não têm esse período de espera tão grande e o tempo de compensação, em geral, é de 2 dias após o pagamento. Isso ajuda muito você a manter o fluxo de caixa e a vida financeira em dia.

3. Possibilidade de atender todos os clientes

Apesar de estarmos em uma era de informatização, nem todos os clientes trabalham com cartões de crédito e débito. Nesses casos, o boleto ainda é uma forma importante de cobrança, possibilitando que você atenda um número ainda maior de pessoas.

Também existem aqueles consumidores que, mesmo contando com cartões, preferem quitar as dívidas com boleto, já que esse meio de cobrança oferece mais facilidade para que o cliente escolha como pagará as dívidas.

4. Várias formas de comunicação com o cliente

Hoje, as principais plataformas de emissão de boleto contam com diferenciais importantes que vão além da simples emissão. Isso significa que, ao gerar um boleto, você poderá enviá-lo diretamente ao e-mail do cliente, ou até enviar um SMS avisando sobre o boleto e a data de vencimento.

Todas essas facilidades ajudam a reduzir a inadimplência, já que o cliente terá menores chances de esquecer o pagamento. Além disso, você poderá oferecer mais opções para ele, como a possibilidade de gerar uma segunda via atualizada, o pagamento online (via internet banking) e muitas outras alternativas.

Com um sistema como esse, você ainda conseguirá acompanhar todos os boletos emitidos, os que já foram pagos e os que ainda estão em aberto, os que estão atrasados e os juros pelo atraso, entre outras informações essenciais para o dia a dia do seu negócio.

5. Possibilidade de oferecer descontos

Como mencionamos, os boletos bancários não têm taxas altíssimas, como é o caso das operadoras de cartão de crédito. Isso significa que sua margem de lucro estará resguardada e, assim, você terá mais liberdade para negociar com o cliente, inclusive oferecendo descontos atrativos.

Esses descontos podem ser decisivos para que muitas pessoas resolvam comprar de você e não da concorrência — e, quando bem pensados e planejados, não colocam em risco o fluxo de caixa nem a vida financeira da sua empresa.

6. Transações mais seguras

Infelizmente, pessoas não tão bem-intencionadas estão por toda parte e não são raros os casos de roubo de senha em máquinas de cartões ou até de clonagem de cartão de crédito em pagamentos online.

Em comparação, o boleto é um método de pagamento muito mais seguro, já que os clientes não terão de digitar os dados pessoais em um site nem as senhas nas máquinas de cartão, reduzindo as chances de ocorrência de problemas.

7. Lembretes de vencimento

Com os sistemas de geração de boleto online, você terá muito mais facilidades e formas de reduzir a inadimplência. Uma dessas possibilidades é o envio de lembretes de vencimento para os clientes, como por e-mail, por SMS, por WhatsApp ou como você preferir.

Isso faz com que os consumidores não se esqueçam da data de pagamento e, assim, você consegue reduzir a taxa de inadimplência. Além disso, com um sistema online, poderá acompanhar todas as vezes que o consumidor visualizar a fatura e ter em mãos dados muito mais precisos para gerenciar seu negócio.

Os boletos online são ótimas alternativas para microempresários, profissionais autônomos, pequenas empresas ou profissionais liberais que não têm CNPJ, por exemplo, já que são simples e práticos e exigem que você tenha apenas uma conta em banco.

Além disso, muitos desses sistemas são totalmente gratuitos e você apenas pagará por transação efetivamente executada, tornando essa uma solução ainda mais econômica.

Como você pode notar, as vantagens do boleto online são muitas e essa forma de cobrança pode ajudá-lo a reduzir as taxas de inadimplência ou de atraso, sem que isso interfira na vida financeira da sua empresa.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite e assine nossa newsletter para receber mais dicas bacanas diretamente no seu e-mail!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.