Comportamento nas redes sociais: a importância para o empresário individual

Quem está no comando de uma empresa em crescimento, precisa ter cuidado ao expressar opiniões e fazer comentários em público — ainda mais quando se trata de divulgar ideias na internet, espaço onde as publicações ganham imenso alcance.

Por isso, prezar pelo bom comportamento nas redes sociais é muito importante. Afinal, o que aparece nos meios digitais ganha visibilidade praticamente imediata. Além disso, as postagens tendem a influenciar, positiva ou negativamente, a imagem que as pessoas têm do empreendedor.

Isso tende a se refletir na maneira como a sua marca é vista, podendo ser muito bom, ou fortemente prejudicial aos negócios. Para auxiliar você a manter sua imagem em alta, elencamos algumas dicas sobre como agir nas redes sociais. Leia o post, saiba o que fazer e quais cuidados adotar para manter uma boa reputação online!

Como as redes sociais podem contribuir com você

Ter presença nos meios digitais — as famosas redes sociais —, é uma oportunidade de interação leve e descontraída com grande número de pessoas. Se bem utilizadas, essas ferramentas ajudam a ampliar a rede de relacionamentos, o que pode dar maior visibilidade a tudo que você posta.

Daí, é possível usar o poder dessa rede e incluir em suas postagens menções às suas atividades empresariais, divulgando novidades que possam transformar seus amigos virtuais em clientes ou parceiros de negócios. Assim, você pode alavancar ainda mais o desenvolvimento da sua empresa.

Como o comportamento nas redes sociais pode prejudicar sua imagem

Um dos espaços mais democráticos da atualidade é a internet, onde todos têm o direito de se expressar livremente. Essa característica faz com que muitas vozes discutam todo tipo de assunto. Dessa forma, até inocentes postagens podem acabar em intermináveis debates.

Daí, se o empreendedor se posiciona de forma considerada errada, acaba comprometendo sua imagem. Também o compartilhamento daquilo que faz no cotidiano, a exemplo das idas à academia, refeições e outros detalhes, corre o risco de ser encarado como exposição desnecessária.

Veja que nem tudo que é relevante para você, realmente interessa à sua rede de amigos. Além disso, fazer postagens que possam ser interpretadas como ofensivas ou de mau gosto atrapalha qualquer reputação. Com isso, as chances das publicações jogarem contra a sua empresa são bastante grandes.

Como usar bem o poder das redes sociais

Como destacamos até aqui, as suas postagens e interações nas redes sociais podem beneficiar ou comprometer a sua imagem. Então, conhecer as boas práticas para utilizar nos meios digitais vai ajudar você a se sair bem nesses canais.

Siga a leitura e descubra como tirar o melhor proveito da sua presença nos ambientes online!

Escolha com cuidado as fotos que você posta

As imagens estão no topo dos conteúdos que mais despertam atenção entre as publicações vistas nas redes sociais. Então, antes de postar e compartilhar fotos na sua linha do tempo, pense em que tipo de mensagem elas transmitem.

Lembre-se de que tais imagens vão chegar a pessoas de diferentes idades e visões de mundo. O melhor, então, é evitar as fotos tiradas em ocasiões que são relevantes somente para você e seus amigos muito próximos.

Exemplos dessas fotos, que em nada desmerecem você, mas podem dar margem a comentários, são as tiradas com bebidas alcoólicas na mão.

Compartilhe conteúdos relevantes

Na hora de escolher o que compartilhar, avalie o significado dos conteúdos que vai levar para seus amigos. Tenha em mente que os artigos e imagens postados na sua timeline vão expressar aquilo que você acredita e valoriza.

Para fugir de polêmicas, evite sempre os assuntos ligados à política e religião, que se transformam facilmente em acalorados debates. Brincadeiras e piadas que possam ser interpretadas como ofensivas também devem ficar de fora das suas redes sociais, se você pretende estabelecer um espaço no qual todos se sintam confortáveis.

Evite expor fatos que só dizem respeito a você

Os problemas do dia a dia enchem as páginas das redes sociais, e são sempre alvo de muitos comentários. Essa exposição extrema não é benéfica para quem busca construir uma imagem positiva para si próprio e para a empresa.

Então, evite levar às suas redes sociais os problemas e demais fatos que só dizem respeito a você. Esse zelo é fundamental para manter a vida pessoal longe da curiosidade típica dos meios online.

Perceba que desabafos e questionamentos também atraem todo tipo de opinião, por isso, fuja deles sempre que puder. Não se atentar a isso, e ficar no centro dos acontecimentos, é uma decisão contraindicada a quem quer manter seu perfil livre das discussões.

Leve a sua empresa para as redes sociais

Se você tem muitos amigos e contatos nas suas redes sociais, aproveite essa rede de relacionamentos para a sua empresa. Assim, você consegue separar a vida particular e a profissional nos meios digitais.

Tal ação é a mais indicada para resguardar a sua imagem pessoal, ao mesmo tempo em que destaca as atividades empresariais. Portanto, invista quanto antes em dar visibilidade ao seu trabalho com a criação de perfis exclusivos para o negócio.

Veja que as redes sociais são excelentes canais de divulgação para as novidades e promoções da sua empresa — basta saber usar todo o potencial de cada uma delas.

Para isso, é indispensável manter perfis bastante ativos, promovendo constantes postagens. Responder com cortesia eventuais reclamações é outro ponto essencial da interação com o cliente nas mídias digitais, bem como se prontificar a tirar dúvidas e buscar solucionar dificuldades.

Cada uma das postagens e interações feitas nas redes sociais da empresa deve transparecer o quanto seu negócio valoriza o relacionamento com a clientela. Nesse sentido, as boas condutas incluem fazer publicações em datas comemorativas, bem como divulgar assuntos interessantes a seu público.

Até aqui, você viu como o comportamento nas redes sociais merece toda atenção do empreendedor individual. O dono do negócio é visto como principal representante da sua própria marca, então ele deve ter especial atenção às postagens e interações. Esse simples cuidado previne mal-entendidos e afasta problemas.

Além do mais, criar redes sociais e saber aproveitar ao máximo as suas possibilidades é estratégico para o crescimento dos negócios. Isso ajuda a aumentar a visibilidade da empresa, divulgar suas promoções e novidades, fazendo-as visíveis a pessoas que, de outra forma, dificilmente conheceriam tais ações.

Agora que você já está por dentro das nossas dicas, que tal trazer a sua opinião sobre o assunto? Comente, aqui, como acredita que deva ser o comportamento dos empreendedores nas redes sociais!

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.