Como utilizar o marketing de conteúdo em startups

como-utilizar-o-marketing-de-conteudo-em-startups.jpeg

O marketing de conteúdo é um recurso bastante valioso para atrair potenciais clientes para sua empresa. Ele vai na contramão das estratégias tradicionais, como comerciais de TV e anúncios em revistas, que vão atrás do público e o interrompe.

Ao publicar posts com informação de valor em um blog, por exemplo, você consegue chamar a atenção de muito mais pessoas interessadas no seu produto com um custo menor e com mais eficiência.

No entanto, é necessário empregar uma estratégia vencedora para obter bons resultados com o marketing de conteúdo. Confira abaixo alguns passos para desenvolver um plano de ação efetivo:

Como trabalhar o marketing de conteúdo de forma eficiente?

O marketing de conteúdo é um artifício empregado para entregar algo de valor para a sua audiência e, assim, conquistar a atenção dela. É preciso, então, avaliar os interesses e as características do seu público-alvo para desenvolver um conteúdo que gere identificação.

Mas como saber qual abordagem utilizar e que tipo de post criar para impactar as pessoas no momento certo? É para ajudar nisso que foi desenvolvida a ideia do funil de vendas.

Nesse conceito, pensamos o topo de funil como o ponto em que se encontram as pessoas que ainda não estão completamente prontas para fazer negócio com você. No entanto, entre elas, é possível encontrar algumas com potencial para avançar ao próximo estágio do funil, em que podem ser impactadas por um conteúdo mais especializado.

Quem continua demonstrando interesse se qualifica para a etapa final, em que chega o momento de você começar a oferecer sua empresa e seus produtos como solução.

Pensar em marketing de conteúdo no funil de vendas garante que você sempre terá a abordagem adequada para pessoas em diversos estágios de consideração da compra. Afinal, seria bastante ruim tratar quem nem conhece o seu produto como alguém pronto para comprar, não é?

Por que usar o marketing de conteúdo em startups?

Quando associado a uma estratégia eficiente, o marketing de conteúdo pode entregar resultados excelentes para qualquer tipo de empresa. Só que ele é particularmente valioso para startups, que sempre precisam de soluções com excelente custo-benefício, especialmente quando estão no seu início da trajetória no mercado.

Ao trabalhar com marketing de conteúdo, não serão necessários grandes investimentos. A maioria dos serviços utilizados, como publicação e distribuição de posts, por exemplo, possui versões gratuitas disponíveis — inclusive, com alternativas de programação de postagens para otimizar o processo. Além disso, não é necessário mobilizar uma equipe muito grande para desenvolver esse material.

Além de custar pouco, o marketing de conteúdo é capaz de entregar resultados até superiores aos do tradicional, como comerciais em TV e anúncios em revistas. Cada vez menos as pessoas prestam atenção a publicidade desses tipos, o que torna o marketing de conteúdo a melhor alternativa para obter bons retornos.

Vamos começar?

Para iniciar uma estratégia vencedora, você precisa planejar cuidadosamente a sua campanha. Siga os pontos que destacamos e comece a atrair mais clientes para o seu negócio de maneira inteligente.

Ficou alguma dúvida sobre o funcionamento do marketing de conteúdo? Então deixe a sua pergunta nos comentários abaixo!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.