Como o crescimento do Big Data pode impactar o mercado de SaaS

 

O crescimento do Big Data, grande volume de dados gerados na era digital, com forte impacto para os negócios, está levando o mercado de Software como Serviço (SaaS, da sigla em inglês Software as Service) para um novo patamar de diversidade e complexidade. Essa grande demanda pelo SaaS para gerir o Big Data tem efeitos controversos neste primeiro momento de acomodação. Os sistemas têm aprimorado a segurança dos seus servidores e estão desenvolvendo aplicativos que filtram de forma rápida e constante os resultados dos bancos de dados para os clientes.

Quer gerenciar o grande volume de dados? Veja como o crescimento do Big Data pode impactar o mercado de SaaS!

Não perdendo tempo com a gestão de aplicativos

Mas por que esta convergência entre o gerenciamento de grandes volumes de dados e o Software como Serviço está acontecendo? Qualquer empreendimento, seja grande ou pequeno, precisa hoje fazer uso dessa enorme quantidade de informações para se manter competitivo.

A maioria deles está buscando soluções nos programas disponibilizados via cloud computing, via internet, o segmento que mais cresce no mercado digital. O principal motivo do casamento entre Big Data e SaaS é que as companhias não querem mais perder tempo fazendo a gestão de aplicativos e infraestutura. Portanto, uma solução que oferece as respostas que elas precisam em servidores que vão administrar toneladas de dados sem que elas precisem gerenciá-los é, com certeza, muito atrativa.

Garantindo que páginas e produtos sejam encontrados

Por outro lado, lidar com o Big Data é, hoje, uma questão de sobrevivência para as empresas. Fazer a leitura certa dos dados relacionados ao negócio permite, não apenas direcionar as estratégias e decisões, como realizar ações direcionadas, avaliar riscos e até detectar movimentos fraudulentos dentro de um sistema.

De segurança na internet a sistemas de gestão, já é possível ver como os bancos de dados centralizados podem ser gerenciados por empresas de SaaS, fazendo recortes das informações que oferecem um grande panorama do que está acontecendo. Ao mesmo tempo, permitindo a aplicação de filtros para atender à demanda específica de um tipo de usuário.

No e-commerce, vemos exemplos dos resultados imediatos deste casamento entre Big Data e SaaS. Já existem soluções SaaS que dão suporte à otimização dos mecanismos de busca (SEO, Search Engine Optimization), uma prática essencial para garantir que as páginas e produtos oferecidos por uma empresas sejam encontrados e as compras sejam realizadas. Trata-se de um trabalho constante, que envolve o gerenciamento de muitas informações.

Levando o ser humano além

Um software focado em gerir os dados relacionados ao e-commerce pode, não apenas gerir as informações de acesso do website em questão, como monitorar o fluxo de navegação na rede como um todo, as buscas relacionadas aos produtos oferecidos em um determinado período. Fornecendo dados que permitirão ajustar a estratégia de negócio e aumentar a conversão.

Devido ao volume de dados, isso seria algo impossível de um ser humano fazer, em especial, de forma rápida o suficiente para aproveitar as oportunidades. Este é o grande pulo na gestão do Big Data: a rapidez, eficiência e praticidade na gestão de uma enorme quantidade de informações, que casam tão bem com o SaaS.

Já teve alguma experiência com Big Data? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe-a nos comentários!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.