Como motivar seu time

shutterstock_118851619Não é preciso base teórica para afirmar que pessoas felizes trabalham mais e melhor, não é mesmo? Mas a consultoria Right Management conversou com mais de 30 mil pessoas em 15 países diferentes, entre eles o Brasil, e tirou a prova dos nove: não importa a origem, pessoas motivadas produzem até 50% mais.

Esse dado indica que empresas não devem enxergar a melhora de qualidade de vida do funcionário como um gasto, e sim um investimento! Startups tem no potencial humano sua principal mina de ouro, por isso, as pequenas precisam cuidar bem da sua equipe.

Motivar não significa, necessariamente, conceder aumentos salariais e bônus por resultado. Estudos indicam que após ganhar um acréscimo de salário o profissional se sente realizado por cerca de dois meses, mas quando a recompensa é algo simbólico ou que pode ser sentido diariamente, a satisfação é permanente. Remuneração é positivo para dar um gás nos profissionais, mas não engaja a equipe – que é o que realmente funciona.

Existem maneiras mais baratas e efetivas de tornar o ambiente de trabalho um local agradável, as tarefas menos cansativas e fazer com que os funcionários trabalhem em equipe. Duvida? Selecionamos algumas dicas que irão impactar diretamente nos seus negócios.

  • Mostre os valores da sua empresa. Para que o profissional trabalhe motivado ele precisa fazer algo em que acredita, e para acreditar é preciso conhecer. Se o seu funcionário não entende exatamente o que a empresa faz, qual sua contribuição para a sociedade e o benefício que seu produto que vende traz para os compradores, ficará difícil exigir que ele se entregue de verdade ao trabalho e passe a mensagem correta da empresa para seus clientes.

  • Envolva os funcionários nas tomadas de decisões. Isso não significa que pedirá a opinião de todos os colaboradores em todas as decisões que terá que tomar. Envolvê-los em pequenas resoluções, como metas para o próximo ano, melhorias no espaço físico da empresa, parcerias com restaurantes e outros estabelecimentos, escala de folgas, férias, ou contratações de novos funcionários, contribuirá para que ele se sinta importante para a empresa. Ao se sentirem úteis nas decisões que influenciarão a vida de todos, certamente ficarão mais motivados!

  • Comunicação interna. Sua empresa pode ter atitudes bacanas e prover melhorias significativas para os funcionários, mas do que adianta tudo isso se ele não perceber? A estratégia é a comunicação, dizer exatamente o que está sendo feito, de que forma e como o funcionário pode se beneficiar. Por exemplo, você fechou uma parceria com um restaurante que dará desconto de 15%. Faça as contas e mande um comunicado para a equipe anunciando a parceria e coloque a informação de quanto poderá ser economizado por mês. Assim seus colaboradores sentem a vantagem no bolso e darão mais valor aos esforços da empresa.

  • Qualidade de vida. Pequenas atitudes podem fazer muita diferença na vida do seu funcionário e ter pouco ou nenhum impacto nos negócios da sua empresa. Já pensou em servir frutas no escritório? É barato e mostra que a companhia se importa com a saúde dos que trabalham ali. Dar flexibilidade de horário para quem vai à academia estimula seus colaboradores a terem uma vida mais saudável. Proponha um acordo do tipo: quem se exercitar pela manhã pode entrar uma hora mais tarde (sairá uma hora depois também, claro).

E se, uma vez por mês, você der um dia de home office para cada um? Isso ajuda a diminuir as faltas, afinal se a pessoa se sentir mal ela pode ficar em casa e trabalhar de lá. Sem mentiras.

Elogie! Passe constantes feedbacks à sua equipe e dê mais valor ao que cada funcionário fez de positivo. Alerte sobre os erros cometidos, mas fale sempre em um tom ameno, de aconselhamento. Deixe os elogios para o final da conversa para deixá-lo motivado.

Essas ações precisam apenas de boa vontade, o gasto é quase zero e o resultado será perceptível, pode ter certeza. O que achou? Já implementou alguma medida motivacional na sua empresa? Compartilhe nos comentários!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.