Como microempresários devem cobrar dívidas de clientes

Como microempresários devem cobrar dívidas de clientes

Um dos grandes desafios dos empreendimentos de todos os tipos e tamanhos é saber como lidar com a inadimplência de seus clientes sem que eles se sintam constrangidos a ponto de não voltar a fazer negócios com a organização. Com microempresas e empresas de pequeno porte, então, que têm uma carteira de clientes menor, de modo que o contato com a clientela costuma ser mais próximo, a situação se torna ainda mais delicada. Por isso, é importante saber como cobrar dívidas dos consumidores sem que isso afete o bom relacionamento construído. Como você tem feito isso? Pois confira nosso post de hoje e aprenda as melhores maneiras de fazer a cobrança:

Tenha um histórico dos clientes

Os dados reunidos no cadastro dos clientes não servem apenas para entrar em contato quando necessário, mas também para elaborar um registro do relacionamento de cada um deles com a empresa. E se o consumidor que agora está inadimplente exibir um histórico impecável como bom pagador, pode ser que esteja passando por problemas financeiros ocasionais. E essa pode ser uma grande chance para conceder descontos ou adiantar seu prazo de pagamento com condições melhores. Faça contato com a pessoa e analise as explicações que receber, agindo a partir daí.

Evite cobranças constrangedoras

É importante alertar que os consumidores estão amparados pelo artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, cujo texto proíbe atos vexatórios ou ameaçadores quando as cobranças forem realizadas pela empresa credora. Assim, o setor responsável deve ser orientado a usar de gentileza e mostrar disposição para negociar, caso o cliente esteja acessível a essa possibilidade. Afinal de contas, vale muito mais receber o que é devido, mesmo fora do prazo, do que ter que resolver tudo na justiça, não concorda?

Fale diretamente com o devedor

Com o mesmo objetivo de não causar constrangimento ou qualquer tipo de afronta, o setor de cobranças só deve falar sobre a inadimplência com o próprio cliente. Assim, deve-se evitar deixar recados ou expor a situação para outras pessoas, mesmo que sejam parentes próximos.

Envie lembretes para atrasos recentes

Se o cliente estiver inadimplente por apenas alguns dias, vale a pena enviar um SMS, fazer uma chamada com gravação eletrônica ou mandar um e-mail com texto amigável, escrito na forma de lembrete. É bastante comum que compradores realmente se esqueçam das prestações que estão às vésperas de vencer, não deixando de pagar suas obrigações por mal. Se o primeiro contato for realizado de forma impessoal, o cliente com certeza não se sentirá constrangido, ficando com aquela impressão de que a ação é uma praxe do sistema de controle da empresa — o que ele pode até admirar, pois passa a imagem de um negócio organizado.

Facilite o pagamento com boletos bancários

O envio de boletos bancários é uma excelente opção para diminuir a pressão de ter que cobrar o cliente pela inadimplência. Esse é um meio de pagamento muito conhecido por todo mundo e bastante fácil de quitar, já que é aceito, até o dia do vencimento, em toda a rede bancária e credenciada, nas agências dos Correios e também nas casas lotéricas. E fica ainda melhor, já que é possível gerar esses boletos on-line, em dois tempos e a um precinho bem acessível!

Adote um sistema de gestão automatizado

Com uma plataforma automatizada para gerenciar sua base de assinantes, você vai ser capaz de controlar muito melhor os clientes adimplentes e aqueles que estejam em dívida com sua empresa. Ao mesmo tempo, um bom software pode reunir o processo de cobranças recorrentes e a gestão de planos e notificações aos clientes! Uma ajuda e tanto, não é mesmo?

Se você tem boas práticas de cobranças, os clientes continuarão satisfeitos com sua empresa por muito mais tempo e certamente voltarão a comprar em seu negócio. Por isso, não erre a mão na hora de cobrar os inadimplentes!

E aí, já está seguindo essas dicas? Conhece outras estratégias para cobrar dívidas eficientemente? Compartilhe suas experiências conosco!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.