Tempo de vida do cliente, como maximizar

tempo de vidaVocê conhece a máxima do marketing que afirma que “custa mais caro conquistar clientes do que mantê-los”? Dica importante para o desenvolvimento de startups, ela traz à tona um objetivo essencial para qualquer empreendedor: a fidelização do seu público.

Um cliente fidelizado e que se mantém ao longo do tempo oferece inúmeras vantagens em relação ao novo consumidor.  Como ele conhece seus serviços e tem confiança, mais ele os utiliza. Além disso, como você também o conhece, poderá atendê-lo melhor e, sim, até cobrar um pouco mais. Com um cliente antigo, você tem maior facilidade para fechar negócios e, mantendo-o satisfeito e bem atendido, conseguirá ainda que ele divulgue sua empresa para mais clientes em potencial.

Estratégia para a consolidação da sua startup, a fidelização dos consumidores está diretamente relacionada com a expressão “tempo de vida do cliente” ou lifetime value (LVT). O LVT diz respeito ao valor de um consumidor ao longo do tempo, ou seja, o quanto este cliente ainda pagará para sua empresa durante o tempo em que for um usuário.

A partir daí, o que fazer para potencializar o LVT dos seus clientes? Confira as dicas que preparamos!

Comunique-se com os clientes

A cada pedido que receber, aproveite a oportunidade para construir uma relação com seu cliente. O LVT é altamente influenciado pelo tempo que um consumidor permanece comprando na sua empresa. A meta aqui é fazer com que seu cliente continue com você pelo maior tempo possível. Assim, se seu público percebe que tem um relacionamento positivo e confiável com o seu negócio, este tempo tende a aumentar.

Conheça seus clientes pelo nome e pessoalmente, se possível. Estabeleça contato, trate-os de forma personalizada e peça sugestões e críticas. Consumidores desejam se sentir bem atendidos sempre.

Marque presença

O envio frequente de newsletters é uma ótima estratégia para lembrar seus consumidores do nome da sua empresa e dos produtos que estão disponíveis para compra. Ao comunicar-se, dê preferência a uma abordagem personalizada e que atinja seu destinatário de forma direta. O contato através de mídias sociais também é recomendável.

Ao lidar com queixas ou dúvidas, seja sempre solícito e atencioso. Não se esqueça que um cliente satisfeito é a chave para fidelização. Sugestões devem ser levadas à sério: documente-as para análise posterior.

Utilize as técnicas de up-selling e cross-selling

Estas estratégias de venda podem auxiliar muito no aumento do LVT. Com a técnica do up-selling, você sugere um produto ou serviço adicional àquele que está sendo comprado\solicitado pelo cliente,  o que geralmente é uma oferta tentadora. No cross-selling, o vendedor faz sugestões sobre produtos complementares ao que está sendo negociado.

Tenha um blog da empresa

Marketing de conteúdo é extremamente eficaz. Para aprimorar os métodos de comunicação com os clientes, mantenha um blog com dicas e temas relacionados com a proposta da sua empresa.

Promova campanhas de “venda urgente”

Você alcançará um pico de vendas ao colocar em prática estratégias de urgência. Comece uma campanha de ofertas e envie aos seus clientes uma lista dos produtos ou serviços que estão esgotando no estoque. Você também pode criar um sistema de cupons que concedam um grande desconto em determinados itens e que sejam válidos por um período de 24 horas, por exemplo. Desta forma, evitará o acúmulo de mercadorias estagnadas no estoque e ainda  conseguirá satisfazer seus clientes com técnicas dinâmicas de vendas a menor custo.

Manter um bom nível de comunicação, promover ações de aproximação com o cliente e praticar técnicas inteligentes de venda são estratégias eficientes para maximizar o tempo de vida dos seus consumidores.

E você, gostou das dicas? Já aplica alguma das ideias acima na sua empresa? Compartilhe sua experiência nos comentários!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.