Como lidar com o cliente que está indeciso sobre adquirir seu serviço?

Doubt

Se vender um produto já é difícil, imagine vender um serviço a um cliente indeciso? Essa indecisão pode vir de diversos fatores, mas o principal deles costuma ser a falta de informação a respeito do que se está pensando em contratar. Sendo assim, auxiliar o seu cliente na hora da aquisição é o melhor caminho para conseguir fechar o negócio.

Quer saber mais sobre como ajudar esse cliente a se decidir mais rápido? Então confira já nossas dicas:

Apresente o serviço

Uma apresentação detalhada sobre o que é o serviço — como ele funciona, quais são os prazos envolvidos em sua prestação e todas as demais informações que você puder fornecer ao cliente — pode mudar o cenário de indecisão total para negócio fechado em poucos minutos. Se o serviço contratado for de execução prolongada — como a compra de um imóvel ou o desenvolvimento de um software, por exemplo —, é preciso deixar muito claro ao consumidor que, apesar de as coisas não acontecerem da noite para o dia, ele será devidamente informado sobre o andamento do processo, para que ele possa analisar ou mesmo intervir no que foi acordado.

Destaque os diferenciais

Por que adquirir o serviço da sua empresa e não do concorrente? O que você oferece que as outras empresas não disponibilizam? Destaque seus diferenciais no atendimento ao cliente, na execução do serviço e até nas formas de pagamento. Seja transparente e verdadeiro, deixando claro tudo o que você puder elencar como diferencial do seu serviço em comparação aos demais.

Diferentemente de dizer que você presta consultoria em finanças pessoais é dizer que você auxilia seu cliente a sair do vermelho, a organizar suas contas, a liquidar a dívida do cartão de crédito, enfim, a tornar a vida dele mais fácil. Mostre seu potencial, exemplifique!

Reduza opções

Se o seu cliente está em dúvida entre várias ofertas de serviços, trate de reduzir suas opções. Utilize seu poder de análise para verificar quais são as soluções que melhor se adequam às necessidades do consumidor em potencial, informando a ele os motivos por que a escolha da sua empresa é a mais adequada. Com menos diversidade dentre as quais delecionar, torna-se muito mais fácil optar por um ou outro serviço.

Ouça

Antes de disparar um discurso pronto a respeito de cada serviço, ouça a necessidade do seu cliente. Procure entender qual é seu problema e que tipo de soluções você pode ofertar. Talvez seja preciso customizar uma solução para ele, e aí é você quem deve avaliar se é possível — e se vale a pena — financeiramente.

Vá além da oferta

Muitos clientes demoram a se decidir porque não têm total segurança se estão realmente fazendo a escolha certa. Se esse é o caso do seu comprador, forneça subsídios para que ele tome a melhor decisão — pode ser o envio de um material impresso, um link para um artigo ou o relato de algum cliente satisfeito. Proporcione a ele o conhecimento necessário para a tomada de decisão mais acertada.

Repita quantas vezes forem necessárias

Faça quantas visitas forem necessárias, apresente o seu serviço para o gerente, o diretor, o CEO e até o pessoal da limpeza, se preciso for. Toda a presteza e a dedicação que você oferecer ao seu cliente serão recompensadas, mais cedo ou mais tarde.

Clientes são pessoas e, como tal, têm suas peculiaridades. Cabe a você, como vendedor e empreendedor, compreender os anseios do seu público e, então, trabalhar seus serviços de modo a proporcionar uma experiência de compra diferenciada e consciente. Utilize todos os recursos possíveis para munir seu cliente de informação de qualidade, a fim de que ele possa se empoderar de conhecimento e, finalmente, tomar sua decisão.

Pronto para fazer o possível e o impossível para conquistar de vez aquele cliente em cima do muro? Comente aqui e compartilhe conosco suas estratégias para promover essa transição de indeciso a certo! Participe da conversa!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.