Como gerenciar e conhecer melhor os clientes?

02E32792

Parece quase impossível para um empreendedor que está começando a aumentar sua base de clientes conseguir gerenciar pagamentos, cobranças, conquistar novos clientes e fidelizá-los e ainda interagir com todos eles individualmente. Mas com a tecnologia, acredite, tudo isso é possível, até mesmo para o profissional autônomo!

Pensar em cada cliente como sendo único é a chave dos negócios de sucesso. Para auxiliar o empreendedor e a pequena empresa nessa complexa tarefa de gerenciamento mantendo altos níveis de retorno e produtividade, recomendamos ferramentas indispensáveis que vieram para tornar essa prática mais acessível e descomplicada. Confira quais são elas e como elas podem ajudá-lo:

Softwares CRM: o grande aliado na gestão

O CRM, ou Costumer Relationship Management é um conjunto de ferramentas que permite ao empreendedor responder com rapidez às mudanças no mercado no relacionamento com seus clientes. Muito mais do que um aliado, o CRM deve ser pensado como uma nova filosofia para a empresa, independentemente do ramo de atuação. O principal objetivo desses softwares é estreitar laços entre empreendedores e clientes através de análises profundas e tomadas de decisão acertadas com base em necessidades reais de seu público.

Gerencie o perfil de seu público

Para conhecer seus clientes é necessário mais do que um mero banco de dados que fica armazenado em relatórios no seu computador. O empreendedor precisa incorporar as necessidades de seus clientes no dia a dia para que, a partir delas, possa aprimorar diferentes áreas do negócio ou até mesmo desenvolver novos produtos e estratégias. Com a ferramenta certa, um bom software de gestão, é possível ver cada cliente como sendo único e corresponder às suas expectativas adequadamente, tornando seu empreendimento mais competitivo.

Automatize seus recebimentos

Quantos dos seus clientes estão com os pagamentos em dia? Quantos deles preferem pagar por boleto e quantos optam por cartão de crédito? De que forma você contacta um cliente que atrasa um pagamento? Ao partir da premissa de que cada cliente tem uma necessidade diferente, as cobranças também passam a ser personalizadas.

Para isso aposte em softwares de cobrança automatizada integrada ao seu CRM para ajudá-lo a ter um panorama sobre seu fluxo de caixa e poupar um tempo precioso. Implementar a cobrança recorrente, ferramenta que usa seu banco de dados para gerir preferências, cobrar de forma impessoal e reduzir custos com recuperação de crédito, auxilia na diminuição dos índices de inadimplência e aumenta a fidelização de clientes.

Considere fazer uma pesquisa de opinião entre seus clientes

Acredite: apenas o CRM atualizado não garante que seu empreendimento vai alcançar o nível de estreitamento com os clientes que você precisa para fazê-lo crescer. É preciso saber o que seu público pensa e deseja. Nas relações humanas tudo é subjetivo, por isso você pode ir além ao apostar em uma pesquisa pessoal de satisfação do seu público com relação ao seu produto. Utilize o e-mail e seu site para tornar o processo anônimo e que estimule respostas francas. Elabore um questionário que possa reverter em ações efetivas de melhoria para o seu negócio a curto, médio e longo prazos.

Como vimos, e empreendendor pode contar com diversos facilitadores na hora de gerir seu negócio e conhecer seus clientes. Todas as estratégias visam uma coisa: crescimento empresarial saudável.

Como você gerencia seu empreendimento? Compartilhe com a gente nos comentários!

 banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.