Ícone do site Blog de finanças, tecnologia e negócios

Como gerar boleto para receber pagamento em 4 passos simples

Cliente com documento na mão conferindo informações para aprender como gerar boleto para receber pagamento.

Além de ser uma opção prática e amplamente conhecida para receber pagamentos, os boletos bancários ampliam o alcance da empresa, atingindo mais consumidores. É especialmente útil, principalmente para aqueles consumidores que não podem utilizar outros meios de pagamento. 

O Panorama Fiscal Financeiro de 2025, feito pela Qive em parceria com a Endeavor, mostrou que 65% das empresas ainda utilizam o boleto como método de pagamento mais frequente, seguido pelo Pix, com 33%.  

Considerando a popularidade desse documento fiscal para pessoas jurídicas, explicaremos a seguir os principais tipos, como funciona o recebimento por boleto e como gerar boleto para receber pagamento. Confira!

Quais são os tipos de boleto para receber pagamento? 

O boleto é um documento estruturado para transações financeiras, unindo praticidade e organização em todas as etapas do processo. 

Seu funcionamento envolve diversos elementos que garantem a segurança para quem emite e para quem efetua o pagamento.

Existem diversos tipos de boleto bancário para adequar a cobrança às necessidades do negócio: 

Vale ressaltar que, todos os boletos emitidos atualmente devem ser registrados no sistema bancário, com os dados do pagador e do beneficiário, valor e data de vencimento. Walter Faria, diretor adjunto de Serviços da Febraban, explicou os motivos: 

“Todas as informações de um boleto registrado no banco emissor são validadas pelo banco recebedor no ato do pagamento. As informações de emissão de um mesmo boleto precisam coincidir com as do recebimento. Com a PCR é possível fazer essa contraprova e checar a veracidade de um boleto que está sendo pago.”

O que é necessário para gerar boleto?

A geração de boletos bancários possui algumas características próprias, para manter os critérios exigidos para os registros. 

Por exemplo, o documento precisa ter uma série de informações do recebedor, como: agência e número da conta do recebedor, dígito verificador, além dos demais dados da compra e do pagador. 

Considerando esses critérios, durante a pesquisa a respeito da viabilidade de receber via boleto bancário, os vendedores podem possuir muitas dúvidas.  

Por exemplo: é vantajoso receber pagamento por boleto? É possível dizer que, de modo geral, vender com boleto bancário é fundamental para empresas, principalmente por oferecer segurança e ser uma alternativa aos consumidores que não possuem acesso ao crédito. 

Ao oferecer mais meios de pagamento, maiores as chances da empresa de fechar negócios. 

Como funciona o recebimento por boleto?

Para garantir uma gestão eficiente e evitar atrasos nos pagamentos por boleto, é fundamental contar com um sistema de emissão de boleto.

Seu funcionamento é relativamente simples e eficaz, permitindo que a empresa e outros prestadores de serviços recebam pagamentos via boleto dos clientes de forma ágil e segura.

Aqui está uma visão geral de como funciona o processo de receber pagamento em boleto:

Como gerar boleto para receber pagamento?

Existem muitas formas de emitir um boleto bancário, seguindo o funcionamento já explicado. Cada método oferece diferentes benefícios para o negócio e estão integrados a outros recursos financeiros.

Confira abaixo um passo a passo simplificado de como gerar um boleto para receber pagamento:

1. Escolha do banco ou plataforma para gerar boletos

O primeiro passo para gerar boleto para receber pagamento envolve a escolha do banco ou serviço de pagamento a ser utilizado para a emissão dos boletos. Muitos vendedores se perguntam: é preciso plataforma para emitir boletos para clientes? E a resposta é: sim.

Geralmente, bancos tradicionais, cooperativas de crédito, instituições de pagamento e fintechs oferecem essa funcionalidade. 

Basta fazer o cadastro da empresa junto ao banco ou plataforma escolhida. Após esta etapa, é importante garantir que as funcionalidades estejam disponíveis para uso. 

Lembre-se de certificar que a ferramenta esteja alinhada às demandas do negócio e facilite a experiência do cliente.

2. Analise as taxas de recebimento por boleto de vendas

A taxa de boleto varia conforme a instituição. Em algumas instituições, a emissão do boleto é gratuita. O pagamento da taxa só é feito após a efetivação do pagamento. 

Assim, caso o cliente não pague o boleto, nenhum valor será cobrado pela emissão. 

Porém, muitas das plataformas que permitem vender e receber por boleto cobram, sim, taxas para a emissão. 

Confira as taxas do Asaas.

Na hora de escolher como receber em boleto, analise todas as funcionalidades disponíveis e as taxas cobradas.  

Assim, há como garantir que estejam alinhadas com as necessidades do negócio. 

3. Preencha os dados do recebimento do boleto

Após a etapa de cadastro, busque pelo emissor de boletos na plataforma escolhida. Pode ser necessário criar um perfil para o cliente antes de seguir a emissão. 

De toda forma, é preciso algumas informações para o processo de emissão: 

Preenchidas as informações, sistema gerará automaticamente o boleto com um código de barras e a linha digitável. Após este momento, o documento ficará disponível para envio ao pagador. 

4. Realize a gestão da cobrança 

Após a geração do boleto de pagamento, é preciso notificar o cliente que o documento está disponível para pagamento. Esse processo pode ser feito via e-mail, SMS, WhatsApp, ou outro canal de comunicação. 

Muitos sistemas de emissão de boleto oferecem uma régua de cobrança personalizável

Essa forma de comunicação possibilita o envio de lembretes de pagamento por diversos meios, em diferentes etapas da cobrança. 

Após o envio, é momento de monitorar o pagamento. De maneira geral, as plataformas oferecem dashboards para acompanhamento em tempo real dos pagamentos em dia e em atraso. Isso garante uma rápida ação contra a inadimplência. 

Quais as plataformas para receber via boleto?

A escolha de uma plataforma para emitir boletos para clientes é bastante importante para a gestão de cobranças

A empresa deve buscar por uma opção que ofereça a ela flexibilidade na emissão, acompanhamento e gestão desses recebíveis. 

Confira quais são as principais opções e qual está mais alinhada ao negócio:

Por exemplo, o Asaas, enquanto fintech, facilita o processo de receber por boletos bancários, oferecendo diversos recursos complementares para o gerenciamento das cobranças e recebimentos. 

Use o Asaas para receber pagamento via boleto e muito mais

Além de permitir a personalização da geração dos boletos, o Asaas possui funcionalidades que auxiliarão na gestão financeira integralizada da empresa. 

Confira abaixo outros recursos que tornam o Asaas o melhor sistema para emissão de boletos:

Utilize o sistema de geração de boletos do Asaas e transforme a gestão de cobranças da sua empresa. 

Sair da versão mobile