Como garantir uma imagem mais profissional ao meu empreendimento?

profissional

Os motivos para que os clientes se interessem pelos produtos e serviços de uma empresa podem ser variados, mas em geral estão relacionados a atributos como preço e qualidade. Por outro lado, as razões para que eles desistam de uma compra ou se tronem clientes fiéis são múltiplas e podem estar em pequenos detalhes que passam despercebidos por muitos empreendedores.

A manutenção de uma imagem impecável e profissional pode fazer com que a percepção da sua empresa por clientes, parceiros e fornecedores seja bem mais positiva, garantindo oportunidades de negócio, mais clientes e novas chances de faturar.

Se a sua intenção é ver os seus negócios indo de vento em poupa, veja a seguir como garantir uma imagem mais profissional ao seu empreendimento:

Atente-se ao relacionamento interpessoal

A forma como você, seus sócios e seus funcionários se relacionam com os clientes é o primeiro passo a ser dado na construção de uma imagem profissional. Seja cortês em qualquer tipo de interação e saiba como se portar diante do cliente, levando em conta o que você já sabe sobre ele.

Sempre que necessário, seja formal no modo de falar e se vestir, mas também saiba agir casualmente quando a situação permitir. Busque ser objetivo e direto nas conversas e escute o que o cliente tem a dizer, demonstrando respeito e atenção.

Lembre-se que essas dicas também valem para o relacionamento com outros públicos de interesse da empresa (como prestadores de serviço, parceiros, comunidade, poder público e imprensa), pois todos eles podem difundir informações positivas ou negativas em seus círculos de influência.

Marque presença na internet

Atualmente, uma das melhores formas de encontrar produtos e serviços das empresas é utilizando mecanismos de buscas, como o Google.

Ao fazer uma pesquisa, o ideal é que o internauta encontre o site da sua empresa e não da concorrência. Além disso, ele deve encontrar um site bem feito e que tenha portas de entrada para suas ofertas, para que forme uma boa percepção sobre a marca. Dessa forma, invista em um design simples, porém atrativo. Lembre-se de caprichar nos títulos e textos para que o site seja encontrado com facilidade nos mecanismos de busca através da ajuda das ferramentas de SEO.

Um blog corporativo em seu site também pode atrair milhares de acessos e aumentar as vendas. Atualmente, muitas empresas utilizam essa ferramenta para postar textos e artigos que possam transformá-la em uma autoridade no setor e despertar o interesse de mais consumidores.

No blog, é possível falar não somente sobre a empresa e seus produtos e serviços, mas também publicar notícias do setor, dicas para facilitar a vida das pessoas, textos que analisam temas polêmicos e muito mais. Tudo isso contribui para que os internautas tenham uma percepção mais positiva sobre sua empresa.

Não abra de ter uma identidade visual

Um dos fatores que parecem supérfluos a muitos empresários, mas podem ser o motivo crucial para prejudicar a imagem de uma empresa, é a identidade visual e suas aplicações.

Utilize a logo, cores e elementos visuais da empresa para produzir cartões de visita, envelopes, cadernos, canetas e outros materiais que possam ser utilizados em reuniões e eventos profissionais. Isso irá passar um padrão visual conhecido e a impressão de uma marca forte, fazendo que os clientes percebam o profissionalismo de sua empresa de forma inconsciente.

Ofereça várias formas de pagamento e utilize cobranças automáticas

Um importante ponto de contato com clientes, que também ajuda a formar uma imagem mais profissional, é a forma como se cobra dos consumidores. Muitas pequenas e médias empresas sofrem com a inadimplência de seus clientes justamente por não possuirem métodos eficazes para isso.

Implante um sistema de emissão de boletos, pagamentos por cartões e DDA e faça cobranças automáticas para seus clientes. Isso irá reduzir o trabalho manual, garantir a emissão de notas com eficiência e aumentar as chances que os clientes efetuem os pagamentos sempre no prazo. Além disso, definir modo de cobranças variados é útil para reter e manter os clientes, que podem ficar à vontade para escolher como pagarão pelos seus serviços.

Com estas dicas é possível garantir uma imagem mais profissional ao seu empreendimento. Além de realizar um bom trabalho, é essencial oferecer comodidade e confiança à clientela.

Está pronto para seguir os passos do sucesso? Conte-nos sua experiência!

profissional

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.