Como funcionam as entregas para e-commerce?

e-commerce

Montar uma loja virtual é uma excelente alternativa para as pessoas que querem começar um negócio sem precisar investir muito. Mas para que as vendas comecem realmente a decolar, o empreendedor não pode se esquecer da logística de entrega dos produtos, um dos pilares do e-commerce.

Os principais motivos para que os clientes utilizem as lojas virtuais são a praticidade de pesquisar, escolher e comprar sem precisar sair de casa e a possibilidade de receber o produto em um prazo pré-definido. No entanto, quando um item não é entregue no prazo ou conforme as especificações da compra, os comentários negativos dos consumidores nas redes sociais podem ser desastrosos para a reputação da loja.

Quer ter um e-commerce de sucesso? Saiba como funcionam as entregas para e-commerce e previna problemas logísticos.

Fechando o pedido

Após a conclusão da compra pelo cliente, o produto adquirido deve ser automaticamente reservado até que o pagamento seja confirmado. Em seguida, o item já pode ser imediatamente separado para envio e também para emissão de nota fiscal.

Para que esse processo ocorra sem transtornos, é fundamental que você tenha um sistema que permita o alinhamento da disponibilidade dos produtos em estoque e a informação exibida no site da loja.

Garantindo o fornecimento

Já imaginou que, após a conclusão de uma compra, seu fornecedor pode te informar que o produto adquirido não está disponível no estoque?

Para evitar esse tipo de situação, é preciso manter permanente contato com os parceiros para que as informações de estoque estejam alinhadas, evitando compras que irão gerar dores de cabeça para todas as partes.

Proteja o produto

Uma grande preocupação de qualquer loja virtual deve ser o preparo do produto para que ele enfrente todo o trajeto até o destino.

Durante o itinerário, ele pode se movimentar dentro da caixa, cair ou sofrer impactos. Por isso, embale-o em materiais resistentes e preencha os espaços vazios na parte interna sempre que possível.

Transporte e a escolha entre os Correios ou as transportadoras

Para tirar o produto do estoque e entregar na casa do cliente, as empresas precisam escolher entre as vantagens e desvantagens oferecidas pelos Correios ou transportadoras particulares.

O uso do Correio é mais frequente para lojas virtuais de pequeno porte ou para o envio de mercadorias com peso abaixo de 30 quilos. Além disso, as empresas de e-commerce podem assinar contratos para conseguir descontos progressivos de acordo com o volume mensal de envio.

Outra vantagem dessa modalidade é o eSedex, um sistema de envio com urgência especial para o comércio virtual. O único lado negativo é a maior vulnerabilidade dos Correios a greves e paralisações, que podem prejudicar os prazos de entrega.

Já as transportadoras são mais populares entre os gigantes do e-commerce, que costuma contar, ainda, com Centros de Distribuição para dar apoio ao processo logístico. Além disso, nessa modalidade de transporte não existem limites de peso ou dimensões para as entregas.

Solução simples para quem vende na região

Muitas lojas virtuais começam suas atividades vendendo majoritariamente para clientes nos arredores do local onde está o estoque.

Quando isso acontece, investir em um veículo próprio, contratar um serviço de entrega na cidade ou oferecer a possibilidade de retirada do produto pelo cliente pode ser uma excelente alternativa do ponto de vista do custo benefício.

Rastreando a entrega

Uma das ferramentas mais úteis para reduzir o esforço de atendimento nas lojas virtuais é oferecer a opção de rastrear a entrega do produto ao cliente. Seja pelo código dos Correios ou desenvolvendo procedimentos internos em sua loja, a possibilidade de saber como o processo de entrega está evoluindo ajuda a reduzir o número de contatos dos clientes para obter informações que poderiam estar acessíveis na web.

Não se esqueça de que todas as lojas virtuais, por mais eficientes que sejam, podem sofrer eventuais atrasos na entrega dos produtos. Nesses casos, o importante é que o cliente seja notificado, saiba o motivo do atraso e receba uma nova previsão para recebimento do item. Somente assim você irá demonstrar verdadeira preocupação com a satisfação do cliente e alcançar a fidelização.

Conhecendo o processo de entrega do produto fica mais fácil focar na satisfação do cliente escolhendo as melhores opções de distribuição dos itens vendidos.

Como você entrega os produtos do seu e-commerce? Comente!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.