Como estabelecer metas inteligentes para a sua equipe

businessman hand working with new modern computer and business s

Estabelecer metas é tática fundamental para todos os tipos de negócio. São as metas que nos lembram da direção que precisa ser mantida, além de fornecerem elementos que indicarão se os negócios vão bem ou não. Sem elas, a empresa navega à deriva, sem rumo concreto. Mas como estabelecer metas inteligentes, que de fato mantenham o negócio no prumo e, de quebra, motivem os funcionários e unam a equipe?

Para ajudá-lo a superar essa dificuldade, organizamos esse pegueno guia com dicas práticas para você estabelecer as metas de sua equipe. Confira!

Conheça a sua equipe

O que acontece com o parafuso que você aperta demais? Sim, espana! O mesmo acontece com as pessoas. Por isso, todo líder precisa conhecer bem a sua equipe, para saber exatamente até onde pode ir com cada um. Afinal, uma coisa é obter resultados, outra é levar seus colaboradores à exaustão. Pressionar demais seus funcionários pode fazer com que você espante seus talentos, que acabam indo procurar melhores condições de trabalho em outras paragens.

Estabeleça metas alcançáveis

Metas irreais, que nunca são cumpridas, ao contrário do que possa parecer, desmotivam a sua equipe. A longo prazo, ninguém aguenta correr atrás de algo que nunca irá alcançar. Estabelecer metas factíveis, que sejam desafiadoras, mas alcançáveis, cumpre muito melhor o papel de motivar seus funcionários, que se esforçarão ao máximo para novamente baterem os resultados no próximo período. Na hora de estabelecer as metas, não se esqueça de levar em consideração aspectos como sazonalidade, entrada de um novo concorrente e mudanças no macroambiente que possam influenciar diretamente os resultados.

Lembre-se de que competitividade demais atrapalha

Outro mito corporativo que precisa ser combatido: o de que estimular a competitividade entre os membros da equipe traz resultados mais agressivos. Uma equipe precisa trabalhar em conjunto a maior parte do tempo, mesmo que cada um dos colaboradores tenha suas metas pessoais a serem cumpridas. Estimular a competição entre eles pode levar a uma equipe dividida e pessoas desconfiadas umas das outras. Para evitar isso, estabeleça metas que precisem ser trabalhadas e cumpridas em conjunto.

Envolva a sua equipe no estabelecimento das metas

Antes de serem seus subordinados, cada um dos membros de sua equipe é um profissional competente — ou não estariam ali, certo? Sendo assim, o ideal é envolvê-los no processo de estabelecimento não só das metas, mas no planejamento estratégico da empresa. Como conhecedores do mercado onde atuam, saberão o que é possível ser alcançado. Essa tática é interessante, pois engaja o profissional nas metas e objetivos da empresa e contribui para que ele compreenda onde a organização quer estar a longo prazo.

Mantenha a sustentabilidade do negócio

Parece óbvio, mas muitos empreendedores, no afã de aumentar a produtividade da sua equipe a qualquer custo, estabelecem metas que, apesar de alcançáveis, não são sustentáveis. Como o dono da escola de inglês que resolve dobrar o número de alunos no próximo semestre: será que ele conseguirá atender todos esses novos estudantes com a mesma qualidade? Não se esqueça de que não basta conquistar o cliente: é preciso mantê-lo!

As metas são uma excelente ferramenta de gestão de negócios, que auxiliam a empresa a se manter na direção correta, mas não podem exaurir a sua equipe nem tirar o foco do seu negócio! E você, como estabelece as metas de sua equipe? Ainda tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe o seu comentário!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.