Startup: como escolher um nome para a sua.

É incrível como algo aparentemente tão simples possa ter uma importância tão grande para um negócio. É incrível também como pode ser tão difícil definir uma marca que represente tudo o que sua startup busca. A responsabilidade que carrega o nome de uma empresa vai além de como as pessoas se lembrarão dela, passando a ser importante até mesmo para construção de uma trajetória de sucesso.

Nomear implica em uma escolha difícil de ser mudada, afinal, você consolida uma marca através do nome dela e o que este representa. Além disso, uma alteração dessas levaria você a gastar dinheiro mudando o nome do site, carimbos da empresa, cartões de visita e demais itens. Por todos estes motivos, vale a pena ponderar para a escolha do nome ideal.

Veja algumas dicas úteis na hora de escolher o nome ideal para sua startup, fazendo com que esta decisão seja um pouco menos difícil de ser tomada.

Associe o nome às qualidades do negócio

Reúna as pessoas envolvidas no empreendimento e organize um brainstorm, um tipo de dinâmica em que cada um fala diversas palavras relacionadas às qualidades desejadas para o novo negócio. Anote tudo o que for dito e use essas ideias como uma orientação na busca pelo nome perfeito.

Identifique quais são as palavras mais fortes, que representam melhor o que será buscado pela startup. O nome também é uma estratégia de marketing, portanto, baseie ele na identidade do negócio.

Verifique a existência do nome

Algo muito importante a se fazer enquanto procura por um nome para seu negócio é verificar a disponibilidade dele. Para isso, acesse o site do INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, e faça sua busca. Além dessa medida, é importante acessar também o Registro.br para saber a condição do endereço de internet que você quer usar.

Regras básicas de nomeação

Nomes de empresas precisam ser fáceis de serem memorizados, mas isso não significa que devam sempre serem curtos e em português. O importante é que o nome não seja difícil de ser pronunciado e que sua grafia seja simples, afinal, é através dela que muitas pessoas procurarão por você na internet.

Tome cuidado com tendências em nomeação, gírias do momento e seus gostos pessoais. Todas essas maneiras de definir sua escolha podem acarretar em um nome da marca que não gera confiança e não tem a ver com sua área de atuação.

Outro ponto é preferir não optar por nomes regionais, pois isso pode interferir na expansão do negócio. Da mesma forma, não coloque sobrenomes na marca da startup porque isso pode não agradar aos sócios.

O nome na internet

Como a marca da empresa será escrita no domínio do site? Nomes compridos, com acentos ou que gerem algum tipo de cacofonia não são uma boa pedida nesse momento porque podem gerar confusão na hora da busca.

A escolha do nome de um novo negócio envolve muita responsabilidade. A dica é não tomar essa decisão sozinho. Mesmo que a última palavra seja sua, ouça a opinião de outras pessoas e, de modo algum, faça algo parecido com a concorrência.

Quais os principais critérios para se criar o nome de uma startup? Qual foi o processo criativo utilizado? Conte para nós!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.