Como entregar o serviço no prazo para o cliente

Como entregar o serviço no prazo para o cliente

Se você é um profissional técnico em informática, provavelmente tem que lidar, todos os dias, com entrega de prazos, pedidos de urgência e manutenção do andamento de projetos que encontram diversos contratempos, certo? Autônomos que não são muito organizados e desrespeitam esses prazos acabam perdendo bastante credibilidade com os clientes, recebendo avaliações ruins. Aí fica difícil receber recomendações no futuro, não concorda? No entanto, para melhorar a organização do seu tempo no trabalho, passando a entregar tudo em dia, é importante seguir algumas recomendações essenciais, que nós listamos a seguir. Ficou curioso? Então confira:

Faça uma planilha de atividades em curso

Profissionais que trabalham com TI e internet — instalação de softwares, programação, design e manutenção de sites, por exemplo — recebem demandas de vários clientes ao mesmo tempo, normalmente tendo que lidar com diversos projetos paralelos. Para não se esquecer de nenhum desses projetos nem pular alguma de suas etapas, que tal manter uma planilha de atividades em curso em seu computador? Assim você poderá controlar exatamente o que está pendente, bem como projetar as atividades futuras. Já facilita bastante, não é mesmo? Depois de criada, basta mantê-la atualizada e se surpreender com os resultados!

Elabore um cronograma para controlar prazos

Outra forma interessante de organização do tempo se dá por meio da elaboração de um cronograma para controlar os prazos acertados com os clientes. Ao saber exatamente o deadline da entrega de cada etapa de um projeto, você pode se programar com antecedência e cumprir aquilo que foi prometido no momento da contratação com mais tranquilidade. Além disso, ter um cronograma minucioso em mãos é extremamente útil nos momentos em que você é sondado por novos possíveis clientes quanto a prazos de entrega de projetos futuros. Será que você terá condições de pegar um novo trabalho naquele momento? Pois basta dar uma olhadinha na tabela!

Conheça sua velocidade de trabalho

Profissionais que trabalham como freelancers devem sempre estar atentos à sua própria velocidade de execução de atividades, afinal, essa é uma medida essencial para projetar o tempo de entrega de serviços e garantir que seus prazos sejam cumprido à risca. Claro que existem momentos de maior ou de menor rendimento na vida — seja por questões de saúde ou por motivos pessoais. Mas é preciso, mesmo nessas horas, ter em mente o tempo que você demora para realizar cada ponto de seus projetos. A instalação de softwares é mais custosa que a conclusão de um site? A elaboração de um programa de computador toma quanto tempo do seu dia? Lembre-se de que tempo, no fim das contas, é dinheiro!

Prometa prazos que conseguirá cumprir

Não há nada menos profissional do que tratar prazos com clientes e não cumpri-los depois, não é mesmo? Esse é um sinal claro de que o profissional não tem organização do seu tempo pessoal e que não pode ser confiado para projetos futuros. Além de deixar uma péssima impressão naqueles que o contratam, prometer prazos e deixar de cumpri-los também é um sinal de que você não tem conseguido suprir as demandas dos serviços que oferece. Isso significa que, inevitavelmente, seu trabalho terá menor qualidade e será objeto de críticas. Aí você vê sua reputação profissional indo por água abaixo. Nesse cenário, por maiores que sejam as necessidades de prazo para a execução de um serviço, não deixe de informar as datas reais de entrega ao cliente. Assim todos poderão se programar melhor e com mais antecedência, sabendo que o prazo será rigorosamente cumprido.

A partir dessas dicas é possível negociar prazos factíveis com o cliente e tornar a organização do tempo mais realista. Você teria outras sugestões sobre como cumprir melhor os prazos negociados? Compartilhe suas dicas conosco!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.